Como sabemos, lavar roupas a seco é um método muito utilizado, principalmente quando precisamos tirar manchas com urgências. Geralmente isso é feito nas lavanderias e os resultados são impecáveis quando aplicados em determinadas roupas.
O problema surge quando nossas roupas ficam manchadas e precisamos delas com urgência, ou seja, não há tempo de levá-las à lavanderia. A questão é: O que podemos fazer para resolver isso?
Como primeira medida, devemos consultar a etiqueta da roupa, pois se a jogarmos na máquina de lavar pode danificá-la. De fato, muitas vezes o rótulo nos diz que requer limpeza a seco.
Vejamos em que consiste este método de limpeza:
Antes de tudo, devemos entender que a lavagem a seco não significa que as roupas não se molhem. Simplesmente, está indicando que NÃO deve ser utilizada água, mas sim outras substâncias que não penetram nas fibras.
Além disso, essas soluções dissolvem manchas de graxa e óleo, mas o fazem sem desbotar as roupas ou danificar os tecidos.
Para entrar em mais detalhes, especialistas neste tipo de limpeza nos ensinam que os solventes utilizados podem ser: percloroetileno, hidrocarbonetos e fluidos de silicone. Sem dúvida, eles fazem a diferença nas roupas.
Claro, as roupas que são lavadas a seco são feitas de fibras mais delicadas. Como lã, seda, couro, penas ou aqueles materiais que tendem a encolher.
Apesar disso, vamos ver como fazê-lo em casa em caso de emergência:
Uma vez que consultamos a etiqueta com a legenda “lavagem a seco”, lembre-se que se aplica principalmente ao que é lã, seda, caxemira e outros tecidos delicados.
Uma sugestão é fazer o teste em uma pequena parte do tecido para garantir que não desbote ou afete a textura, veja o que é necessário para este método: