Bem Estar

Como incorporar alimentos doces em minha dieta se eu tiver diabetes

Publicado por
Joseane Macedo

Como incorporar alimentos doces em minha dieta se eu tiver diabetes – Se você sofre de diabetes e se adaptar a uma nova dieta com alimentos saudáveis ​​tem sido complicado nos últimos tempos, confira essas dicas de especialistas que vão te ajudar a seguir um plano de alimentação mais saudável no qual você pode incluir alimentos doces e se mimar de vez em quando.

O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o nível de glicose no sangue está muito alto. A dieta em um paciente com diabetes deve ser a base principal para uma boa saúde. Limitar-se ao consumo de alimentos doces não deve ser um problema, aqui mostramos como você pode incorporá-los em sua vida diária de acordo com as recomendações dos especialistas.

Como incorporar alimentos doces em minha dieta se eu tiver diabetes | Foto: pixabay

Há algum tempo acreditava-se que o consumo de doces provocava o aumento da glicemia mais rapidamente em comparação com outros alimentos. De acordo com informações da Mayo Clinic, o consumo de doces ou guloseimas deve estar presente com moderação, desde que sejam consumidos como parte de uma refeição balanceada dentro de um plano alimentar, e sim, em pequenas quantidades.

Os carboidratos têm como principal função fornecer energia ao organismo e podemos encontrá-los em alimentos como frutas, fibras, vegetais e alguns alimentos ricos em amido. Sua ingestão deve estar presente na dieta diária. Os doces, por outro lado, fornecem pouquíssimas vitaminas ao organismo, pois são ricos em gordura e calorias, portanto, seu consumo excessivo pode afetar sua saúde. E sim, os doces também são contados como carboidratos, leve isso em consideração!

Para se tratar de vez em quando, recomenda-se que a ingestão de alimentos doces seja ocasional, pois isso não causará uma mudança drástica na regulação do açúcar no sangue. Recomendações: os especialistas sugerem não se privar de doces, mas substituir alguns carboidratos em sua dieta, por exemplo, por um doce ou um biscoito. Verifique os rótulos dos produtos antes de consumi-los e verifique quais alimentos você pode trocar de acordo com a contagem total de carboidratos.

O consumo de substitutos do açúcar é outra recomendação dos especialistas por conterem menos calorias, mas também há a opção de adoçantes naturais como a estévia. E, claro, antes de fazer qualquer alteração em sua dieta diária, consulte seu médico para aconselhamento especializado.