Para evitar uma batalha interminável com os cabelos rebeldes, muitas pessoas optam pelos famosos tratamentos de alisamento permanente. É uma solução prática e que economiza tempo, porém pode ressecar consideravelmente os cabelos. Se este foi o seu caso, fique conosco, pois diremos quais são os melhores produtos para hidratá-los.
O alisamento permanente é um tratamento cosmético que intervém nos cabelos com substâncias agressivas. Essa técnica modifica a estrutura do cabelo para reconstruí-lo e dar-lhe uma aparência mais lisa, quebrando as cutículas. Atualmente, existem 4 versões muito populares: a química, a técnica japonesa, a técnica brasileira com queratina e a orgânica; este último é mais recomendado por não utilizar elementos tão agressivos.
Aplicar um tratamento como o alisamento permanente é uma decisão complicada, principalmente porque pode ressecar o cabelo. Mas não se preocupe, sempre há soluções às quais você pode recorrer; com esses produtos, você poderá hidratar os cabelos após tal procedimento.
O alisamento definitivo é um tratamento muito requisitado, mas também representa diversos riscos. Um dos mais frequentes é o ressecamento dos cabelos. Por que isso acontece? Os produtos aplicados eliminam todos os vestígios de umidade do cabelo para alisá-lo.
Em casos como o alisamento químico ou japonês, a intenção é quebrar a estrutura regular dos cabelos, sendo necessário retirar a umidade e os óleos essenciais que lhes conferem esse formato. Por isso, é “normal” notar ressecamento após um procedimento como esse.
Uma das primeiras recomendações para hidratar os cabelos após o alisamento definitivo é evitar lavagens contínuas, pois a oleosidade natural e a umidade geradas pelos cabelos para se proteger podem ser eliminadas. Recomenda-se lavar idealmente 2 ou 3 vezes por semana. No entanto, a limpeza ainda é essencial. Portanto, é recomendado o uso de shampoos e condicionadores com agentes hidratantes; os melhores são aqueles sem sulfatos ou parabenos e também aqueles que contêm biotina, árvore verde ou óleo de coco.
Cuidar dos cabelos deve ser constante e consistente, e para isso, as máscaras serão suas melhores aliadas. Existem diversas opções no supermercado, mas neste caso, recomendamos uma alternativa natural. Você economizará dinheiro e permitirá que seu cabelo absorva todos os benefícios dos ingredientes de sua escolha. Para hidratar profundamente os cabelos após o alisamento, recomendamos a máscara de abacate e mel. Você terá que misturar um abacate maduro com 2 colheres de mel até obter um purê homogêneo; depois disso, deve-se aplicar (com os cabelos limpos) da raiz às pontas e deixar agir por 25 minutos; finalmente, enxágue com água morna.
Não podemos esquecer dos hidratantes capilares por excelência. Esses tipos de óleos são capazes de auxiliar os cabelos no processo de recuperação após um tratamento tão agressivo como o alisamento permanente. Atualmente, as opções são muitas, e você pode escolher a que mais se adapta ao seu gosto, mas recomendamos o óleo essencial de hortelã-pimenta. Ele é perfeito para proporcionar frescor e hidratação aos cabelos; possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e adstringentes, o que o torna perfeito para proteger os cabelos de outros problemas que acompanham o ressecamento, como a caspa.
Vale ressaltar que, alisar o cabelo permanentemente é uma decisão delicada. Considere seus contras antes de fazê-lo. Claro, utilize sempre profissionais e produtos adequados para hidratar os cabelos após o tratamento. Esperamos que tenha gostado do conteúdo; não esqueça que você pode nos seguir no Instagram para mais informações relacionadas aos cuidados com os cabelos.