Uma das coisas que as redes sociais enfrentam é a enorme quantidade de fake news e desinformação que circulam. Em resposta a isso, no ano passado o Twitter anunciou o lançamento de um recurso para combater a desinformação em colaboração com a comunidade do Twitter.
Esse novo recurso do Twitter, conhecido como Birdwatch, permite que a comunidade de tweets identifique informações que consideram enganosas e escreva tweets que forneçam contexto informativo.
Um ano após o início do piloto do Birdwatch, o Twitter compartilhou resultados muito promissores desse recurso e vem fazendo melhorias no Birdwatch com base no feedback de colaboradores, público e pesquisadores acadêmicos.
Para continuar a melhorar a experiência dos usuários do Twitter com o Birdwatch, um grupo de pessoas no Twitter nos Estados Unidos verá notas do Birdwatch diretamente em alguns tweets. Eles também poderão avaliar notas, fornecendo informações que ajudarão a melhorar a capacidade do Birdwatch de adicionar contexto que seja útil para pessoas de diferentes pontos de vista.
“Para aparecer em um Tweet, as notas devem primeiro ser classificadas como úteis por um número suficiente de contribuidores do Birdwatch de diferentes perspectivas. A diferença de perspectivas é determinada pela forma como as pessoas classificaram as histórias no passado, não com base na demografia.
O Twitter também compartilhou os insights da comunidade que levaram a melhorias importantes no Birdwatch, que são:
“À medida que a desinformação on-line continua a se espalhar, combater narrativas falsas ou enganosas em grande escala garante uma abordagem multifacetada. aos Tweets, incluindo seu sistema de classificação para mostrar as partes mais úteis do contexto, e estou ansioso para ver essa comunidade crescer”, disse Amy Zhang, professora da Universidade de Washington.