Tecnologia

Como formatar o celular remotamente caso tenha sido vítima de roubo?

Publicado por
Yanara Cardeal

Embora os roubos de celulares sejam bastante frequentes, a maioria das pessoas desconhece que pode proteger suas informações redefinindo remotamente o celular para o modo de fábrica, seja ele um dispositivo Android ou iPhone . Assim, o ladrão não poderá usá-lo em seu benefício. Você gostaria de saber como?

De acordo com Xataka, os celulares desenvolvidos pela Samsung, Xiaomi, Apple, Motorola, entre outras marcas, possuem um mecanismo que permite aos usuários formatá-los remotamente. Ele também oferece a opção de fazê-los tocar por cinco minutos (mesmo que estejam em silêncio), você pode até saber sua localização exata.

Como formatar o celular remotamente caso seja um Android?

Para formatar seu smartphone Android remotamente, os usuários precisam habilitar um recurso chamado ‘Localizar meu dispositivo’. Para isso, basta entrar nas configurações do seu celular, escolher a opção Google e por fim a segurança. É aí que está localizado esse recurso, que em alguns casos já está habilitado.

Depois que seu celular for perdido ou roubado, você só precisará entrar no Google a partir de um computador e digitar a frase “Find my device” ou “find my device”. Após o login, um mapa será aberto mostrando a localização exata, você também verá algumas opções para bloqueá-lo, fazê-lo tocar ou restaurá-lo ao modo de fábrica.

O que fazer se você tiver um iPhone?

Os telefones da Apple também têm uma opção semelhante chamada Find My iPhone, que você precisa encontrar nas configurações e ativar manualmente. Da mesma forma, outro requisito que você deve cumprir é habilitar o GPS do aparelho e saber de cor a senha da sua conta Apple ID . Caso contrário, você não poderá usar esta opção.

Depois de ficar sem iPhone, você deve entrar neste site de qualquer dispositivo e fazer login com sua conta Apple ID. Será aberto um mapa com a localização do celular, além de outras opções para fazê-lo tocar, bloqueá-lo ou apagar todas as informações para que não possam utilizá-lo.