COMO FAZER um currículo perfeito em 2023? Dicas e exemplos

O currículo evoluiu. Portanto, se você deseja que seu currículo cause impacto, mude

Como fazer um currículo perfeito em 2023? Dicas e exemplos| Curriculum Vitae é a sua carta de apresentação ao mundo do trabalho. Portanto, é sua melhor ferramenta de publicidade. Pense que temos apenas alguns segundos para atrair a atenção dos recrutadores e fazê-los decidir revisar nosso currículo.

A frase: “Não há segunda chance para causar uma boa primeira impressão”, diz tudo. Quanto mais atraente for o design, mais claras e organizadas forem as informações do seu currículo, maiores oportunidades você terá.

Para este ano, são várias as opções de apresentação que viraram tendência: currículo online, formato PDF, design mais visual, presença online, links, QR code. Vamos rever tudo o que você precisa saber para escrever um bom currículo em 2023.

Como fazer um currículo perfeito em 2023? Dicas e exemplos
Como fazer um currículo perfeito em 2023? Dicas e exemplos

Como fazer um bom currículo em 2023: tendências

O currículo evoluiu. Portanto, se você deseja que seu currículo cause impacto em 2023, deve incorporar as seguintes tendências:

#7. CV Online

O CV em papel entrou para a história. Os recrutadores preferem documentos digitais que podem ser organizados em pastas ou em seus e-mails. Portanto, concentre-se em criar um modelo de currículo que fique bem na tela e não tanto no papel.

#6. Design mais visual

Agora se coloque no lugar do recrutador, com certeza ele já recebeu muitos currículos com perfis parecidos com o seu. Se seu objetivo é motivá-lo a ler seu currículo e ser lembrado, como você pode ser diferente?Como fazer um currículo perfeito em 2023? Dicas e exemplos

Com formato de currículo mais visual, moderno e atraente. Deixe entrar pelos olhos e pareça profissional.

#5. Escolha o seu formato em função da sua experiência ou formação

Pode ser um currículo cronológico, funcional ou misto. Escolha um design profissional e atual. Normalmente para profissões mais tradicionais (bancos, política, direito ou medicina) recomendamos um modelo de CV simples. E para profissões mais criativas (design, arquitetura, marketing ou comunicação), encorajamos você a escolher algo mais inovador. Mas no final depende de mais fatores: o tipo de empresa, a personalidade de cada um e seus gostos pessoais.

#4. Seja breve

Brevidade é talvez o componente mais importante do seu currículo. Nenhum recrutador de RH está interessado em ler páginas e páginas de parágrafos intermináveis. Portanto, em uma única página, você deve ser capaz de apresentar um resumo de si mesmo e do que conquistou no campo profissional. Concentre-se em fazer com que aquela página cause impacto.

#3. Distribua as informações em colunas

A estrutura colunar permite otimizar o espaço, muito importante tendo em conta o fato de ter apenas uma página para escrever toda a informação. Além disso, as colunas organizam melhor as informações, ajudando o recrutador a encontrar o que procura mais rapidamente.

Observação: Organize as seções com títulos e respeite as margens e os espaços em branco. Você terá um currículo mais agradável de ler.

#2. Inclui cores e ícones

Quebra a monotonia monocromática dos demais currículos. O uso de cores no currículo é fundamental para causar aquela primeira boa impressão e ser lembrado com mais facilidade.

Trata-se de escolher duas ou três cores e distribuí-las adequadamente ao longo do documento, sem exagerar. Quanto aos ícones do seu currículo, eles o tornarão ainda mais visual e estético. E eles também economizarão espaço.

#1. Foto

Muito importante incluí-la. Você tem uma chance 50% maior de ser chamado se colocar uma foto adequada em seu currículo.

#1. Informações pessoais ou de contato

Hoje em dia é basicamente usado para colocar suas informações de contato. Dados como estado civil, endereço completo, RG, CPF ou até data de nascimento são desnecessários. Com seu nome e sobrenome, celular, e-mail e links para redes sociais profissionais, basta.