Receitas

Como fazer tequeños venezuelanos de queijo caseiros e crocantes

Publicado por
Evelin Leone

Esta receita de tequeños venezuelanos de queijo crocantes é um espetáculo de sabor, um aperitivo muito fácil e apetitoso, aprenda a fazer. É uma espécie de palito de queijo que é derretido e esticado como nas melhores pizzas e por fora é coberto com uma camada de massa crocante e saborosa com um toque de manteiga que fica ótimo.

A preparação é bastante simples, a única coisa que requer um pouco mais de tempo é a massa, mas é muito fácil de trabalhar, e finalmente os tequeños são fritos, embora também possam ser assados ​​​​sem problemas. Na seção Ingredientes você verá algumas sugestões de queijos caso não tenha acesso ao queijo venezuelano que é mais utilizado para a preparação desta receita.

Ingredientes para preparar os tequeños (15-20, aperitivo para 4-6 pessoas):

  • 250 g de farinha de trigo.
  • 1 ovo grandes
  • 60 g de manteiga sem sal.
  • 70ml de água.
  • 5 g de sal.
  • 250 gramas de queijo.
  • Bastante óleo para fritar.

Como fazer os tequeños venezuelanos de queijo crocantes:

Coloque a farinha e a manteiga cortada em pedaços em uma tigela. Com as mãos vá espremendo a farinha com a manteiga por alguns minutos até formar uma espécie de “migalhas” e a farinha ficar com uma textura levemente grumosa e levemente úmida, com os pedaços de manteiga já desfeitos e bem pequenos.

Adicione o restante dos ingredientes da massa na tigela: o ovo, a água e o sal. Comece a misturar com uma colher e quando a massa tiver um pouco de consistência transfira para uma massa e amasse por cerca de 10 minutos, pressionando do centro para um lado e dobrando esse lado para o centro.

Amasse até que a massa tenha uma aparência homogênea, é muito agradável de trabalhar. Forme uma bola e deixe descansar na tigela por 30 minutos, coberto. Você pode cobri-lo com um pano de algodão ou até mesmo com uma touca de banho descartável (mas estou reutilizando para esta tarefa), eles se adaptam perfeitamente às tigelas.

Corte o queijo em palitos. Como medida ideal de comprimento cerca de 6 cm e largura cerca de 2 cm, embora dependa do gosto. Estique a massa com a ajuda de um rolo até ficar bem fina e retangular e corte em tiras de 2 cm de largura. Eu costumo usar um cortador de pizza para esta tarefa.

Agora vamos ver como embrulhar cada palito de queijo. Coloque o pedaço de queijo em cima da massa e enrole o final ao redor do topo. Pegue o palito de queijo e termine de envolver todo o seu comprimento com a massa. Vire um pouco a massa no final do queijo e enrole com a massa até o final. Se sobrar massa, é só cortar.

A massa restante pode ser unida novamente e esticada até terminar com toda a massa. Especificamente, desta vez tenho 17 tequeños, mas depende um pouco de como cortamos o queijo e de quão fina deixamos a massa.
tequeños de queijo caseiro venezuelano.

Finalmente vamos fritar os tequeños. Em uma frigideira funda ou panela despeje bastante óleo, coloque em fogo alto e quando o óleo estiver bem quente, está pronto para fritar. Se você tiver um termômetro de cozinha, pode medir a temperatura do óleo e começar a fritar quando atingir 170ºC.

Se não puder adicionar sempre um tequeño, se queimar rapidamente o óleo é muito forte e se borbulhar um pouco está faltando um pouco de temperatura. Prepare um prato com papel de cozinha por cima para deixar os tequeños por cima quando estiverem fritos.

Vá fritando lotes de tequeños, no meu caso tenho fritado 4 de cada vez, não mais para que a temperatura do óleo não caia e eles não fiquem um em cima do outro. Vá mexendo um pouco com a escumadeira para que cozinhem em todos os lugares.

Quando estiverem dourados, retire-os com uma escumadeira, escorra bem o azeite e coloque-os num prato forrado de papel. Geralmente levam cerca de 4-5 minutos, embora dependa da temperatura do óleo e do seu tamanho e espessura.