Existe um verdadeiro paradoxo entre a percepção que temos das orquídeas, plantas supostamente frágeis, e a realidade:
São plantas realmente fortes que voltam a florescer nas mãos menos experientes. Aqui estão os princípios básicos para cuidar de orquídeas de interior.
Como fazer suas orquídeas florescerem novamente? Passo a passo!
Condições de cultivo:
As Phalaenopsis crescem naturalmente em árvores e rochas nas florestas tropicais da Ásia e da Austrália. A temperatura ideal está entre 18 e 25°C durante o período vegetativo. É melhor não expor a planta a temperaturas inferiores a 20°C.
À noite, a temperatura não deve cair abaixo de 16°C; para as plantas jovens, são necessários alguns graus adicionais. Phalaenopsis toleram temperaturas mais altas, desde que tenham boa umidade.
Orquídea: fertilizante suave
Aplique doses muito leves de fertilizante no início da temporada (março/abril). Não aplique fertilizante no inverno, pois a planta está em repouso.
Evite bastões de fertilizantes, pois o fertilizante vai diretamente para as raízes, o que pode levar à morte ou, na melhor das hipóteses, causar queimaduras. Não fertilize plantas jovens e plantas recém repotadas.
Como regar uma orquídea?
A rega deve ser feita regularmente, mas não em excesso, caso contrário, as raízes apodrecerão. Se as raízes (rizomas) amolecerem e ficarem pretas, será necessário espaçar as regas e drenar bem o vaso.
Na primavera e principalmente no verão, regue duas vezes por semana, principalmente se estiver quente. No inverno, reduza a rega para duas vezes por mês. Adquira o hábito de pesar o vaso. Se este estiver leve, regue.
Regue a base da planta de preferência pela manhã com água em temperatura ambiente. Evite água dura, pois a orquídea é muito sensível a ela. A planta nunca deve ficar de molho em água, exceto durante banhos ocasionais.
Onde cultivar?
Embora esta planta precise de muita luz, evite a exposição direta ao sol. Também evite correntes de ar frio. Nunca coloque a orquídea perto de flores e frutas cortadas. Frutas como tomate, banana e maçã produzem altos níveis de etileno. Esse gás afetará a produção de etileno na planta e fará com que as flores e folhas envelheçam mais rapidamente.
As Phalaenopsis, sensíveis ao etileno, podem então apresentar perda de botões, flores e/ou folhas. Algumas orquídeas podem passar o verão ao ar livre (Cymbidium), outras não (Phalaenopsis).
Como combater as pragas?
Dilua 1 colher de chá de sabonete preto ou sabonete líquido, 1 colher de chá de álcool isopropílico e 1 colher de chá de óleo vegetal (óleo de salada simples) em 1 litro de água.
Pulverize todas as folhas e, em seguida, esfregue com um pano para não danificar as folhas. Coloque a planta à sombra e repita a operação várias vezes se as cochonilhas resistirem.