A Lavanda, com sua característica cor roxa e aroma delicado, é uma planta pertencente à família Lamiaceae. Originária do Mediterrâneo, é conhecida desde a antiguidade por suas propriedades terapêuticas e é habitualmente utilizada em aromaterapia, cosmética e fitoterapia.
No entanto, esta planta nunca deixa de nos surpreender e pode se transformar em uma excelente aliada em casa. Neste artigo, você descobrirá como preparar o pó de lavanda em casa e aproveitar seus inúmeros usos domésticos.
Preparar o pó de lavanda é muito simples. Recolha as flores da planta, de preferência assim que florescerem, e deixe-as secar, pendurando os cachos de cabeça para baixo em local escuro e seco. As flores estarão bem secas quando se soltarem facilmente do caule.
Como fazer pó de lavanda e usá-lo para perfumar a casa toda:
Neste ponto, separe-as do caule e triture-as com um moedor de café ou pilão. O pó está pronto; basta aprender a usá-lo. A primeira coisa que você pode fazer é perfumar os ambientes. Coloque no saco do aspirador ou distribua em sacos de tecido e coloque em guarda-roupas e gavetas para perfumar a roupa.
Para limpar o banheiro ou a cozinha, adicione-o ao seu detergente comum para aproveitar seu aroma e propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Torne a hora do banho uma experiência confortável e relaxante adicionando o pó à água para desfrutar do aroma que o envolverá. Para proteger suas roupas da infestação de traças, use-o como repelente de insetos, distribuindo-o em sacos de algodão e espalhando-os em guarda-roupas e gavetas.
As propriedades relaxantes das flores de lavanda são conhecidas, então por que não usar o pó para promover um sono tranquilo, talvez colocando-o sob os travesseiros? Você também pode usar pó de lavanda caseiro misturando-o com água para preparar um spray refrescante para lençóis, criando um ambiente relaxante e agradável.
Por fim, adicione-o ao detergente ou amaciante para dar às roupas um delicado aroma floral durante a lavagem.