Como fazer pizza napolitana: uma receita autêntica e muito fácil

A pizza napolitana é um lanche tradicional e delicioso que ninguém vai recusar

A pizza napolitana é um lanche tradicional e delicioso que ninguém vai recusar, tem um molho deliciosos e você pode fazer em casa. Imagine aquela pizza com massa fina e bordas crocantes, pingando queijo e com um sabor brutal.

Aquelas pizzas assadas em forno a lenha, que te transportam para a Itália do cinema. Já está salivando? Então anote o passo a passo dessa receita de um restaurante italiano onde preparam algumas das melhores pizzas de Madrid, e Mario, seu chef, possa nos contar todos os segredos da autêntica pizza napolitana.

Ingredientes

Para a massa de quatro pizzas individuais

  • Farinha de trigo, 500 g (*)
  • Fermento biológico, 2 g
  • Agua a temperatura ambiente, 350 ml
  • Azeite de oliva virgem extra, 20 g
  • Mel, uma colher de chá
  • Sal, 10g

Para a cobertura

  • Extrato de tomate, 300 g (**)
  • Azeite extra virgem, 2 colheres de sopa
  • Sal a gosto
  • Orégano seco, 1 colher de sobremesa
  • Muçarela fresca, 250 g (2 bolas)
  • Manjericão fresco, um monte

Modo de preparo da pizza napolitana:

A preparação da massa de pizza é um processo simples, pois não exige muito esforço da nossa parte, o único que exige é o tempo necessário para que todos os restos indicados na receita sejam realizados. O mais confortável é pesar todos os ingredientes com antecedência para tê-los à mão quando precisarmos deles.

Em uma tigela, coloque metade da água e dissolva o fermento de padeiro prensado. Na tigela da batedeira Kitchen Aid, coloque a farinha, o mel e a água com o fermento que dissolvemos. Colocamos a máquina para trabalhar em velocidade média e, sem parar de amassar, adicionamos o restante da água e o sal.

Por fim, adicionamos o óleo aos poucos, deixando-o cair em forma de fio enquanto a máquina continua a amassar. Enfarinhe levemente a mesa de trabalho, vire a massa, cubra e deixe descansar por meia hora. Após esse tempo, trabalhamos a massa com as mãos, dobrando-a várias vezes até formar uma bola lisa de massa.

Coloque nossa bola de massa em uma tigela limpa, levemente untada com óleo e enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de oito horas. Dividimos a massa e formamos 4 bolas de tamanho idêntico que estenderemos sobre a mesa enfarinhada com a ajuda das mãos.

Transfira as bases das nossas pizzas para um tabuleiro forrado com papel vegetal, cubra-as com um pano limpo e deixe-as repousar durante uma hora. Enquanto a massa descansa, ligue o forno a 250-300ºC – o máximo que o nosso forno caseiro atinge – para que possa pré-aquecer.

Se temos uma pedra para assar pizzas, colocamos a partir desse momento na parte inferior do forno. Aproveitamos também para retirar a mussarela da geladeira. Esprememos bem e deixamos em uma peneira para liberar o máximo de líquido possível.

Tempere o tomate misturando-o com o azeite extra virgem, o orégano e sal a gosto. Estendemo-lo nas bases de pizza e introduzi-las na parte inferior do forno pré-aquecido à temperatura máxima.

Deixe-os assar por cerca de 10 minutos, retire-os do forno e espalhe a mussarela fatiada sobre eles. Introduzimos o forno novamente por cerca de sete ou oito minutos até que o queijo esteja completamente derretido. Retire do forno e espalhe as folhas de manjericão por cima.

A pizza napolitana é servida imediatamente, cortada em quatro pedaços que são comidos rolando cada pedaço para que o queijo não escape. Os fornos Trattoria atingem temperaturas de até 500ºC. Valores que também podem ser alcançados em fornos a lenha como os que ainda se conservam em algumas casas de cidade.

Se você tiver a sorte de poder fazer uma pizza em um desses fornos, pode colocar todos os ingredientes da cobertura na massa e assar em uma etapa de cerca de dez minutos, mas se quiser fazer uma pizza napolitana em casa, como os fornos não atingem temperaturas tão altas, a melhor maneira de obter um resultado semelhante é assar em duas etapas.

Na hora de colocar a cobertura, lembre-se de deixar uma borda generosa sem nada para formar aquela borda de massa oca e crocante tão característica desse tipo de pizza.

Assim você não tem mais desculpas para continuar comprando pizzas congeladas. Esperamos que você faça suas próprias pizzas em casa e mostre-as nas redes sociais. Faça upload das fotos e nos marque no Facebook ou Instagram.

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação