Como fazer pizza napolitana: uma receita autêntica e muito fácil

A pizza napolitana é um lanche tradicional e delicioso que ninguém vai recusar

A pizza napolitana é um lanche tradicional e delicioso que ninguém vai recusar, tem um molho deliciosos e você pode fazer em casa. Imagine aquela pizza com massa fina e bordas crocantes, pingando queijo e com um sabor brutal.

Aquelas pizzas assadas em forno a lenha, que te transportam para a Itália do cinema. Já está salivando? Então anote o passo a passo dessa receita de um restaurante italiano onde preparam algumas das melhores pizzas de Madrid, e Mario, seu chef, possa nos contar todos os segredos da autêntica pizza napolitana.

Ingredientes

Para a massa de quatro pizzas individuais

  • Farinha de trigo, 500 g (*)
  • Fermento biológico, 2 g
  • Agua a temperatura ambiente, 350 ml
  • Azeite de oliva virgem extra, 20 g
  • Mel, uma colher de chá
  • Sal, 10g

Para a cobertura

  • Extrato de tomate, 300 g (**)
  • Azeite extra virgem, 2 colheres de sopa
  • Sal a gosto
  • Orégano seco, 1 colher de sobremesa
  • Muçarela fresca, 250 g (2 bolas)
  • Manjericão fresco, um monte

Modo de preparo da pizza napolitana:

A preparação da massa de pizza é um processo simples, pois não exige muito esforço da nossa parte, o único que exige é o tempo necessário para que todos os restos indicados na receita sejam realizados. O mais confortável é pesar todos os ingredientes com antecedência para tê-los à mão quando precisarmos deles.

Em uma tigela, coloque metade da água e dissolva o fermento de padeiro prensado. Na tigela da batedeira Kitchen Aid, coloque a farinha, o mel e a água com o fermento que dissolvemos. Colocamos a máquina para trabalhar em velocidade média e, sem parar de amassar, adicionamos o restante da água e o sal.

Por fim, adicionamos o óleo aos poucos, deixando-o cair em forma de fio enquanto a máquina continua a amassar. Enfarinhe levemente a mesa de trabalho, vire a massa, cubra e deixe descansar por meia hora. Após esse tempo, trabalhamos a massa com as mãos, dobrando-a várias vezes até formar uma bola lisa de massa.

Coloque nossa bola de massa em uma tigela limpa, levemente untada com óleo e enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de oito horas. Dividimos a massa e formamos 4 bolas de tamanho idêntico que estenderemos sobre a mesa enfarinhada com a ajuda das mãos.

Transfira as bases das nossas pizzas para um tabuleiro forrado com papel vegetal, cubra-as com um pano limpo e deixe-as repousar durante uma hora. Enquanto a massa descansa, ligue o forno a 250-300ºC – o máximo que o nosso forno caseiro atinge – para que possa pré-aquecer.

Se temos uma pedra para assar pizzas, colocamos a partir desse momento na parte inferior do forno. Aproveitamos também para retirar a mussarela da geladeira. Esprememos bem e deixamos em uma peneira para liberar o máximo de líquido possível.

Tempere o tomate misturando-o com o azeite extra virgem, o orégano e sal a gosto. Estendemo-lo nas bases de pizza e introduzi-las na parte inferior do forno pré-aquecido à temperatura máxima.

Deixe-os assar por cerca de 10 minutos, retire-os do forno e espalhe a mussarela fatiada sobre eles. Introduzimos o forno novamente por cerca de sete ou oito minutos até que o queijo esteja completamente derretido. Retire do forno e espalhe as folhas de manjericão por cima.

A pizza napolitana é servida imediatamente, cortada em quatro pedaços que são comidos rolando cada pedaço para que o queijo não escape. Os fornos Trattoria atingem temperaturas de até 500ºC. Valores que também podem ser alcançados em fornos a lenha como os que ainda se conservam em algumas casas de cidade.

Se você tiver a sorte de poder fazer uma pizza em um desses fornos, pode colocar todos os ingredientes da cobertura na massa e assar em uma etapa de cerca de dez minutos, mas se quiser fazer uma pizza napolitana em casa, como os fornos não atingem temperaturas tão altas, a melhor maneira de obter um resultado semelhante é assar em duas etapas.

Na hora de colocar a cobertura, lembre-se de deixar uma borda generosa sem nada para formar aquela borda de massa oca e crocante tão característica desse tipo de pizza.

Assim você não tem mais desculpas para continuar comprando pizzas congeladas. Esperamos que você faça suas próprias pizzas em casa e mostre-as nas redes sociais. Faça upload das fotos e nos marque no Facebook ou Instagram.