Como fazer o cabelo brilhar e crescer usando arginina?

A arginina fornece um dos nutrientes que o cabelo precisa para crescer rápido e saudável

A arginina fornece um dos nutrientes importantes que o cabelo precisa para crescer rápido e saudável, saiba como obter seus benefícios. O cabelo precisa de nutrientes, como a arginina, para promover uma boa aparência e boa saúde.

Você pode optar por uma infinidade de cosméticos que prometem a beleza do cabelo, mas antes de comprar qualquer item, verifique o rótulo para ver se ele contém os componentes que o cabelo exige. No caso particular, a arginina, é recomendado por dermatologistas e estilistas para estimular o crescimento do cabelo.

Como expõe um texto da Farmacia Profesional, o cabelo é uma estrutura que precisa de aminoácidos para reposição. A arginina faz parte desses compostos; atua como um vasodilatador e ativador do fluxo sanguíneo nos folículos pilosos. Vejamos outras contribuições dessa substância em cabelos saudáveis.

O que é arginina?

L-arginina é o nome de um aminoácido que contribui para o corpo na geração de proteínas. De acordo com a explicação da Mayo Clinic, esta substância é consumível na maioria dos alimentos ricos em proteínas e suplementos dietéticos.

Outras maneiras de se beneficiar da arginina são por meio de aplicação tópica e administração intravenosa. Está associado a tratamentos que controlam a função das glândulas endócrinas e as condições cardíacas. O referido aminoácido é útil na indústria cosmética para promover o desenvolvimento capilar, devido a melhorias no fornecimento de sangue aos folículos capilares. Além disso, a arginina integra a queratina, destacada como proteína fundamental para o cabelo.

Efeitos da arginina para o cabelo

O principal papel da arginina no cabelo é fornecer nutrientes ao bulbo capilar. Esse aminoácido também aumenta o óxido nítrico necessário para que os fios absorvam os minerais.

1. Folículos pilosos saudáveis

Você pode melhorar a aparência do cabelo com arginina, já que este composto favorece a vitalidade do folículo. Aqui estão os benefícios adicionais da arginina.

2. Evita a queda

Ao reativar a microcirculação sanguínea, nutrir a fibra capilar e preservar os folículos pilosos, a arginina fortalece, hidrata e amacia o cabelo. É menos provável, portanto, cair.

3. Cuida da cutícula danificada por produtos químicos e calor

Os produtos químicos usados ​​para fazer tinturas, descolorantes ou relaxantes tendem a danificar o cabelo. Esses ingredientes aumentam a porosidade da cutícula e diminuem a resistência da fibra capilar, evidenciando cabelos opacos e quebradiços.

A arginina em suplementos ou coquetéis tópicos reduz a degradação da cutícula. Da mesma forma, resgata os cabelos das agressões causadas pelo uso contínuo de chapinhas, secadores e pinças. Esses instrumentos térmicos, juntamente com a exposição ao sol, deterioram os fios. Com o aminoácido você potencializa a regeneração capilar e cuida dos cabelos dos estragos do calor.

4. Repara cabelos fragilizados

A arginina possui propriedades reparadoras, capazes de interromper o desenvolvimento inadequado dos folículos. É assim que reduz os danos que o cabelo pode sofrer de uma raiz afetada.

5. Salve a cor

Algumas tinturas de cabelo contêm peróxido de hidrogênio ou amônia, que danificam as proteínas e óleos naturais da estrutura do cabelo. Ao substituir essas químicas pela L-arginina, o cabelo não perde força e preserva melhor o pigmento.

Uma pesquisa publicada pela Universidade Politécnica Salesiana de Quito mostrou que os corantes que contêm arginina como ingrediente ativo oferecem um bom efeito, sem diferir muito na intensidade da cor formulada com outros ingredientes. Por sua vez, o experimento indica que, no acompanhamento das lavagens subsequentes, a arginina conseguiu a proteção do pigmento.

6. Elimina a caspa

Graças às suas habilidades antifúngicas e antibacterianas, a arginina atua eliminando ou prevenindo a caspa. Alguns estudos sugerem que os compostos derivados do aminoácido são adequados para combater microrganismos que desestabilizam as células ciliadas.

Um trabalho revisado pela Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional de La Plata destaca que a arginina inibe o crescimento e a adesão de leveduras, comprovando também sua atividade fungicida. Por outro lado, a caspa causa problemas como coceira e descamação do couro cabeludo. Ao coçar essa pele delicada é possível machucá-la. Se isso acontecer, a arginina oral e tópica tem poder cicatrizante e alivia a dor.

Fontes naturais de arginina para o cabelo

Tal como nos suplementos alimentares, vários alimentos fornecem este aminoácido, pelo que deve incluí-los na sua ementa:

  • Ovos: a gema do ovo é rica em arginina; o branco também contém, mas em menor proporção.
  • Hortaliças: espinafre, cebola, alho e algas entram na lista de hortaliças que fornecem L-arginina ao organismo.
  • Frutas: Kiwi, melancia e abacate são fontes potenciais de arginina e outras vitaminas, minerais e antioxidantes.
  • Nozes: especialmente avelãs e amêndoas contêm arginina. Consumi-los também coopera com níveis ideais de colesterol e atividade cerebral.
  • Carne e peixe: essas proteínas são ricas em L-Arginina e outros aminoácidos. No entanto, a ingestão de carne vermelha deve ser moderada.
    produtos de cabelo de arginina

Alimentos e suplementos com arginina são adicionados às fontes cosméticas, através de máscaras e cremes para cabelos, shampoos, condicionadores e séruns. As fórmulas com esse aminoácido combinam outros ingredientes, como biotina, vitamina B7 e células-tronco vegetais.

Siga uma dieta balanceada. Em seguida, consulte um dermatologista sobre qual produto seria ideal para adicionar arginina como suplemento.