É um molho ideal para acompanhar carnes brancas e vegetais crus e cozidos. Desta forma, é necessário saber que as sementes de mostarda são facilmente encontradas.
Suas sementes são pequenas e de formato redondo. Existem três tipos: branco, preto e selvagem (é o marrom). Destes três, o branco é o mais utilizado em todo o mundo.
A primeira coisa a fazer é colocar as sementes de mostarda em um recipiente. Recomenda-se que seja de vidro. Em seguida, adicione meia xícara de vinagre branco e um quarto de xícara de vinho branco. Misture até que os ingredientes estejam bem integrados. Em seguida, adicione a água e uma colher e meia de mel. Mexa.
Depois de fazer isso, adicione o açafrão em pó e uma pitada de sal. Mexa bem novamente para que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Cubra no recipiente; se for hermético, muito melhor. Caso contrário, pode ser feito com plástico filme.
A mostarda já está pronta, o que mais demora é o tempo descanso. É por isso que deve ser refrigerado por 4 dias para que os sabores se combinem. Passados esses dias, bata no liquidificador ou batedeira a preparação até obter um molho.
Agora, ao terminar, coloque em uma vasilha e sempre guarde na geladeira. Se tiver um gosto amargo, você pode deixá-lo descansar no frio por mais um dia e experimentar.
Você pode adicionar os temperos que forem do seu agrado. É uma excelente base para frango, porco, saladas ou vegetais.