Um bom molho de iogurte pode transformar muitos dos nossos pratos: temperar uma salada, acompanhar alguns espetinhos ou servir como molho para legumes ou crudités.
Além disso, o molho de iogurte é uma preparação que oferece todos os benefícios do seu ingrediente base. Ou seja, é baixo em calorias e benéfico para a digestão, entre outras inúmeras propriedades.
Mas o que mais apreciar no iogurte é a sua frescura. Preparar um molho de iogurte parece-me uma ideia perfeita, agora que os dias quentes estão começando e o calor logo se aproximará.
Como fazer molho de iogurte
Existem diversas maneiras de preparar um molho de iogurte, dependendo da sua finalidade. Hoje, vamos revisar várias receitas. A primeira será o molho de iogurte grego, também conhecido como tzatziki. Este é provavelmente o tipo mais conhecido, perfeito para acompanhar espetinhos, legumes ou como aperitivo.
Ingredientes:
- 1/2 pepino
- Sal grosso
- 2 potes de iogurte grego natural sem açúcar
- Suco de meio limão
- Azeite de oliva
- Pimenta-do-reino moída
- 1 dente de alho
- 10 folhas de hortelã
Preparação passo a passo:
- Duas horas antes de começar a preparar nosso molho de iogurte, vamos descascar o pepino e ralá-lo (prestando atenção para retirar as sementes).
- Em seguida, colocaremos a polpa em uma peneira e polvilharemos com um pouco de sal grosso. O objetivo desta operação é retirar o máximo de água possível do pepino. Deixaremos a peneira sobre uma tigela até continuarmos com o resto da receita.
- Após duas horas, começaremos a preparar o restante do molho. Vamos descobrir o iogurte e retirar a água que está na superfície (se houver).
- Colocaremos o iogurte numa tigela ou recipiente e misturaremos com o suco de meio limão, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta-do-reino e um fio de azeite.
- Em seguida, vamos descascar o dente de alho, ralá-lo e adicionar ao molho.
- Depois, vamos recuperar o pepino, retirar o excesso de sal e também adicionar ao nosso molho de iogurte.
- Por fim, lavamos muito bem as folhas de hortelã e picamo-las muito finamente. Também vamos adicioná-las ao molho e, por último, vamos misturar tudo muito bem, até que os ingredientes estejam bem distribuídos.
- Em seguida, provaremos o molho e, se necessário, ajustaremos o tempero com mais sal ou pimenta (se desejar, também pode adicionar um toque a mais de azeite ou hortelã).
- O ideal é que, antes de servir este molho de iogurte grego, deixe-o na geladeira por algumas horas.deira por algumas horas.