Para esta receita você pode escolher se quer incluir um pouco de fermento na massa da pizza, ou não, já que a cerveja pode substituir esse ingrediente fundamental.
A receita com cerveja é ideal para dar um sabor diferente e crocante à massa da pizza.
Abra um buraco, bem no centro da mistura e despeje a cerveja e o azeite aos poucos. Mexa tudo até obter uma massa de pizza administrável que não seja muito pegajosa. Farinha ou unte a área de trabalho e sove até obter um preparo fino e elástico.
Forme uma bola com a mistura e cubra com farinha. Coloque-o em um recipiente grande o suficiente para que não quebre ao “crescer”. Cubra com um pano seco ou plástico e deixe descansar por algumas horas em temperatura ambiente.
Dependendo do tempo disponível, você pode deixar a massa assim ou descobrir a cada meia hora e sove novamente por no máximo três vezes. Em seguida, guarde na geladeira até a noite ou no dia seguinte.
Para assá-la, corte-a em pedaços, fazendo bolinhas individuais e usando um rolo de massa para dar o formato redondo das pizzas. Se a massa resistir, deixe repousar alguns minutos coberta com um pano de algodão seco.
Coloque os ingredientes a gosto. Por exemplo, você pode cozinhar uma pizza carbonara com cogumelos e presunto ou uma vegetariana com berinjela, pimenta, cebola e muçarela.
No final, pré-aqueça o forno a 180 graus e leve ao forno por 15 a 30 minutos. O tempo dependerá da espessura da massa e do tipo de alimento utilizado no prato.