É normal que o seu animal de estimação (principalmente os cães) solte muito pelo, principalmente em certas épocas do ano. O mais comum nessas situações é varrer os pelos e descartá-los no lixo, já que, para você, eles não têm outra utilidade. No entanto, hoje vou mostrar como fazer adubo caseiro para as plantas com pelo de cachorro.
É uma técnica pouco utilizada, mas que traz diversos benefícios às plantas, principalmente às plantas de interior. Então, sem mais delongas, vou explicar como utilizar os pelos de cachorro como adubo ou composto caseiro.
É importante começar guardando os pelos do seu animal de estimação em uma sacola. Em seguida, misture-os com o substrato da sua planta ou simplesmente coloque-os em cima da terra do vaso.
A segunda opção é escolhida para evitar pragas nas plantas. O melhor de tudo é que esse adubo pode ser aplicado em todas as plantas, pois é um elemento necessário para o seu desenvolvimento.
Com esse truque, você fará com que suas plantas de interior ou do jardim urbano tenham uma ótima aparência, ao mesmo tempo que afastam pragas e animais invasores.
A queda de pelos em cães é um processo natural, pois à medida que os pelos novos crescem, os pelos antigos caem. A quantidade e a frequência variam dependendo do tipo de pelagem. No entanto, o American Kennel Club destaca que o uso dos pelos de cachorro tem diversos efeitos benéficos no cuidado das plantas:
Os pelos são ricos em nitrogênio, um componente importante para o desenvolvimento das plantas, pois promove a retenção de água e regula a temperatura. É importante ressaltar que, em aproximadamente um mês, os pelos estarão decompostos e prontos para enriquecer o substrato das plantas.
Quando aplicados no caule das plantas, os pelos ajudam a afastar pragas incômodas, pois o aroma do cachorro fica impregnado. Vale destacar que essa técnica é muito útil para afastar caracóis e pequenos insetos.