Quantas vezes você lutou para remover manchas das suas roupas ou panos? Caso queira economizar tempo e dinheiro, mostraremos aqui como você pode fazer o seu próprio detergente alvejante caseiro. Com ele, você pode cuidar tanto das suas roupas quanto da saúde da sua família e do meio ambiente.

Graças a esse detergente caseiro, você pode desengordurar, desodorizar e clarear suas roupas. A vantagem é que, no caso de roupas brancas, você também pode purificá-las e remover manchas amarelas ou acinzentadas dos tecidos. Além disso, poderá eliminar os maus odores dos tecidos, seja de panos de cozinha ou roupas.

Como fazer o detergente alvejante caseiro?

Como fazer detergente alvejante caseiro para deixar suas roupas brancas brilhando

Ingredientes:

  • 1 barra de sabão branco de 100 gramas de sua preferência.
  • 1 litro de água quente.
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • 2 colheres de sopa de água oxigenada de 40 volumes.

Passo a passo para fazer o detergente alvejante caseiro:

  1. Rale toda a barra de sabão branco.
  2. Adicione o sabão ao litro de água quente.
  3. Assim que o sabão estiver dissolvido, adicione a colher de sopa de bicarbonato de sódio e mexa para que todos os ingredientes se misturem.
  4. Deixe a mistura esfriar e adicione as duas colheres de sopa de água oxigenada.
  5. Quando a mistura estiver pronta, deixe esfriar por duas horas.

Recomendamos despejar a mistura em um recipiente limpo e de fácil acesso, de preferência em um recipiente escuro, para que você possa adicionar algumas gotas do detergente alvejante e remover até as manchas mais difíceis. Ao usar um recipiente escuro, você evitará que as propriedades de branqueamento da água oxigenada sejam perdidas e o detergente durará por mais tempo. Você pode usá-lo tanto nas roupas quanto nos panos de cozinha para deixá-los como novos.

Caso queira que suas roupas brancas pareçam novas, você pode colocá-las para secar ao sol, pois os raios UV e a umidade ajudam a eliminarem as manchas após a aplicação do detergente alvejante caseiro. Além disso, você pode ficar tranquilo quanto ao impacto no meio ambiente, pois o uso de ingredientes naturais não afeta o planeta.