Bom, hoje vamos fazer caramelo líquido que não endurece, como o que compramos no supermercado, mas caseiro.
A primeira coisa que você tem que saber e que com certeza sabe, é que você tem que ter muito cuidado para não nos queimarmos na hora de fazer o doce, por isso o melhor é fazer com uma luva de cozinha, para evitarmos queimaduras e também estarmos atentos.
Em uma panela colocamos o copo de água para aquecer. Deixe ferver.
Em outra panela colocamos o açúcar e as 4 colheres de sopa de água. Colocamos em fogo médio e deixamos o caramelo cozer aos poucos, até ficar com uma cor dourada; não deve queimar muito, se não vai escurecer e ficar amargo.
Quando o caramelo estiver marrom dourado, acrescente uma colher de sopa da água quente, com cuidado, pois vai sair muito vapor e o caramelo pode espirrar, vamos acrescentando um a um, até termos um total de 12 colheres de sopa; mexa bem até que a água esteja bem incorporada e fique um caramelo que a princípio parecerá muito claro, mas quando esfriar irá engrossar, mas não endurecerá nem se cristalizará.
Colocamos em um frasco e podemos guardá-lo por mais de 1 mês. Podemos fazer uma maior quantidade e economizar, basta dobrar os ingredientes quantas vezes quiser.
A proporção de açúcar e água é a seguinte: 6 colheres de sopa de água, para cada 100g de açúcar.