Como fazer canelones de berinjela e atum sem massa e molho?

Afie o preparo de canelones saudáveis de forma rápida e fácil com berinjela e atum

Afie o preparo de canelones saudáveis, sem massa ou molho, de forma rápida e fácil com berinjela e atum que fica muito delicioso. Existem alguns vegetais, como o pepino, a berinjela, que são perfeitos para serem a “massa” de canelone ou de lasanha.

Assim, é possível economizar os carboidratos de uma massa de trigo, obtendo resultados maravilhosos que aproveitam essa virtude dos vegetais. Será também uma forma de “enganar” quem menos gosta e encontrar receitas saudáveis ​​e absolutamente deliciosas.

Estes canelones de berinjela recheados com atum também podem ser transformados em lasanha e, se cortarmos a berinjela muito finamente, não será necessário cozer o vegetal previamente, pelo que a sua preparação é simples. O importante será ter um bom molho de tomate, que será o fio condutor do recheio de canelone, e também com um pouco de cebola escalfada. Então tudo é fácil.

Para fatiar a berinjela, é melhor ter um descascador largo, como no caso dos rolinhos de abobrinha recheados com atum; uma receita ideal como entrada que não requer nenhum cozimento a quente. Se queremos evitar o amargor das berinjelas, o truque é deixar essas fatias em uma peneira com um pouco de sal antes de usá-las.

Ingredientes:

  • Berinjela, 2
  • Lata de atum em azeite, 2 unidades
  • Alcaparras, 2 colheres de sopa
  • Cebola cozida, 2 colheres de sopa
  • Sal
  • Pimenta preta moída
  • Orégano, uma pitada
  • Queijo tipo cottage, 4 colheres
  • Cebolinha picada, para finalizar

Preparação dos canelones de berinjela e atum:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Escorra o óleo da lata de atum. Despeje o atum em um prato e misture com duas colheres de sopa de tomate frito, cebola escalfada, alcaparras, sal, pimenta preta e orégano. Faça isso com um garfo para esfarelar bem o atum.

Lave as berinjelas e, com a ajuda do descascador, corte-as em tiras finas. Se as berinjelas tiverem muitas sementes, apenas a parte mais externa delas servirá. Você também tem que remover a primeira camada que seria única e exclusivamente couro.

Vá fazendo o canelone de berinjela colocando uma colherada na borda de uma tira e rolando sobre ela mesma. Arrume esses pãezinhos em um prato que possa ir ao forno com a costura para baixo, de modo que o próprio peso do canelone o feche.

Cubra com bastante molho de tomate e também com o requeijão. Tudo deve estar bem coberto. Coloque no forno e cozinhe por 20 minutos ou até o queijo começar a dourar e a berinjela ficar bem macia.