Como fazer arroz integral corretamente e ficar bem delicioso?
Sabemos que o arroz integral e, em geral, todos os cereais são mais saudáveis que os refinados. O arroz integral nada mais é do que o arroz que mantém sua casca, o farelo. Isso implica que, por ser um carboidrato complexo, é fonte de fibras e vitaminas. Existem tantas variedades de arroz integral quanto arroz branco refinado .
O consumo de fibras de grãos integrais melhora a saúde gastrointestinal e contribui para o controle de peso. Uma maneira perfeita de cuidar de si mesmo e incluí-lo em sua dieta semanal. Ao cozinhar arroz integral, devemos ter claro uma série de ideias para conseguir um cozimento ideal, evitando que o arroz fique duro ou cozido demais.
Aqui mostramos o método para fazer o arroz integral de forma perfeito, vale a pena usar este tipo de arroz pelas suas propriedades nutricionais que ajudam a melhorar a nossa saúde e se cozinhar bem fica delicioso.
Benefícios do arroz integral:
- Auxilia e preserva o intestino: por ser rico em fibras solúveis e insolúveis, o arroz integral ajuda no funcionamento e na proteção do intestino.
- Bom para o coração: o arroz integral contém grandes quantidades de magnésio em sua composição.
- Bom para o cérebro: quem faz a diferença aqui, outra vez, é o magnésio.
- Bom contra a asma: uma dieta rica em grãos integrais reduz a chance de ocorrer asma durante a infância.
- Bom para os músculos: o arroz integral é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da massa muscular.
Ingredientes:
- – 1 xícara de arroz integral
- – 3 xícaras de água
Elaboração:
1. Você pode lavar o arroz antes se quiser, mas devemos deixar claro que não é necessário lavar o arroz integral. Assim estaríamos arrastando com a água, todos os seus efeitos benéficos. Vitaminas e minerais deixariam de estar presentes.
2. No primeiro passo, coloque o arroz em uma panela, e o segredo está nas medidas de arroz e água. Guarde isso: para cada xícara de arroz devemos usar 3 de água.
3. Levamos ao fogo médio por aproximadamente 20 minutos, embora isso dependa de cada cozinha. Prove o grão dois minutos antes do tempo recomendado, se estiver “al dente” retire. Escoamos o excesso de água e o arroz pronto para servir. Você pode temperar ao seu gosta. Ficará uma delicia!
Dica extra:
Você pode deixar descansar por mais 5 minutos na panela depois de fazer se quiser mais refogado. A princípio pode nos parecer um pouco estranho por falta de hábito se for a primeira vez que você experimenta, mas depois você perceberá que é muito mais saboroso que o refinado, pois contém mais proteínas e gorduras saudáveis que melhoram sua sabor.
Apesar de ser um pouco mais caro a longo prazo vai sair mais barato já que você está investindo em saúde e isso não tem preço.