Beleza

Como EVITAR que a maquiagem fique craquelada na pele?

Publicado por
Evelin Leone

A maquiagem nem sempre é o complemento ideal para mostrar uma pele lisa e brilhante, se não seguir essas dicas ela pode ficar craquelada. De fato, quando o rosto não está preparado, pode causar esse efeito indesejado, rígido ou rachado. Por isso, desta vez vamos revelar os melhores truques para evitar que isso ocorra.

Na maioria dos casos, a maquiagem tende a ser a ferramenta que as meninas usam para melhorar a aparência da pele, esconder manchas, melhorar a textura e obter um resultado impecável. No entanto, existem vários motivos que podem afetá-lo e produzir um efeito indesejado.

Pode ficar com um acabamento rachado ou como comumente chamamos de craquelada, com linhas profundas onde a maquiagem começa a se dividir, aprofunda as linhas de expressão ou a pele parece seca. Portanto, desta vez vamos revelar como você pode evitar que isso aconteça com sua maquiagem.

Como evitar que a maquiagem fique craquelada na pele?

1. Prepare e hidrate sua pele

Uma das principais razões pelas quais a pele tende a ficar rígida após a aplicação da maquiagem é porque ela não está devidamente preparada ou hidratada. Quando o rosto não está hidratado, o ressecamento e as linhas de expressão tendem a ser mais pronunciadas, por isso, ao aplicar cosméticos, elas ficarão marcadas nessas áreas.

Além disso, também é de extrema importância garantir que toda a sujeira seja removida da pele. Por isso, é aconselhável usar um limpador e um soro ou hidratante antes de iniciar a maquiagem, bem como o contorno dos olhos, se o problema estiver localizado nessa área.

2. Escolha uma base adequada

Às vezes, as meninas não sabem o tipo de pele que têm e por isso recorrem a qualquer tipo de base. No pior dos casos, as bases que contêm óleos podem prejudicar a pele oleosa e as que estão livres deles podem prejudicar as secas.

Neste último caso especificamente, o aspecto rijo ou gretado tende a ser acentuado, uma vez que a pele seca requer produtos concebidos para este tipo. Por isso, aconselhamos que você avalie seu rosto e identifique a base certa para você.

3. Não aplique base nos olhos

As olheiras costumam ser a área que mais racha ou endurece na hora de se maquiar, já que as linhas de expressão aparecem com mais frequência nelas.

Por isso, além de usar o contorno dos olhos antes de iniciar a maquiagem, é aconselhável evitar a aplicação de base nessa área para não sobrecarregá-la com produtos. Em vez disso, basta aplicar um corretivo que corresponda ao seu tom de pele e fixá-lo com um pouco de pó translúcido.

4. Sele sua maquiagem com spray ao invés de pó

Há alguns anos, o pó de efeito matte viralizou nas redes sociais, pois dava um acabamento liso, sem brilhos indesejados. No entanto, isso também se tornou a primeira razão pela qual muitas meninas começaram a notar como sua pele ficava seca depois de usar maquiagem.

Se isto já lhe aconteceu várias vezes, aconselhamos que sele os seus cosméticos com um spray fixador que também confere à sua pele um acabamento fresco e hidratado. Inclusive se converterá em sua melhor opção se deseja obter um resultado natural.

5. Limpe seus pincéis

Às vezes, a causa que faz com que sua maquiagem pareça dura não é sua pele, mas os pincéis que você usa. Essas ferramentas tendem a acumular muita sujeira, bactérias e resíduos cosméticos, portanto, a cada 1 ou 2 semanas, você deve limpá-las para se livrar de todos os resíduos.

Caso contrário, isso também pode ser considerado um fator que prejudica o resultado da sua maquiagem, promovendo um aspecto craquelado ou cheio de texturas indesejadas. Aprenda como você pode limpar seus pincéis depois de usá-los.

Na hora de se maquiar, leve em consideração essas dicas e veja qual erro você pode estar cometendo. Lembre-se que é muito importante conhecer o seu tipo de pele tanto para criar uma rotina de cuidados quanto para a maquiagem.