Como evitar o cheiro de esgoto no banheiro de sua casa sem gastar muito. O que fazer quando você já tentou de tudo e o cheiro de canos e ralos persiste. Se você já usou todos as dicas e misturas caseiras para tirar o mau cheiro dos ralos do banheiro e ainda cheira mal, não se preocupe. É provável que o problema não esteja em sua casa.
Os pisos térreos e os primeiros andares são onde ocorre este problema mais desagradável. Se você verificou que seus ralos e sifões estão limpos e seu banheiro ainda cheira a esgoto, é provável que o cheiro seja devido ao vazamento de gás metano dos bueiros do prédio ou ralos da rua.
Como tirar o mau cheiro das toalhas e dar-lhes mais maciez
Os restos biológicos que vão parar nos bueiros e na rede de saneamento, primeiro nos prédios e depois nas cidades, acabam se decompondo e produzindo gases como o metano.
Esses gases tendem a subir e buscar pontos por onde possam sair das tubulações. Por esta razão, os pisos térreos e os pisos situados nos pisos inferiores dos edifícios são os primeiros por onde são filtrados estes gases.
Para evitar esse cheiro, os banheiros possuem sifões e sifões que impedem o retorno. Porém, é muito comum que algumas dessas barreiras acabem falhando, ressecando e o mau cheiro dos esgotos acabe passando e penetrando no banheiro. Existem várias soluções para evitar que isso aconteça.
Como evitar o vazamento de odores e gases
A primeira é muito simples. A cada dois ou três dias umedeça os tubos. É provável que não usemos todos os banheiros da casa ou que alguns ralos não sejam usados por algum tempo, como a pia de um banheiro de cortesia ou o bidê ou chuveiro de um dos banheiros.
É ali mesmo que os gases e o mau cheiro entram pela primeira vez. Desta forma os sifões não secarão e a barreira de água evitará que os maus odores se filtrem dos bueiros ou ralos das ruas.
Uma solução para evitar que os maus odores filtrem é tapar os ralos dos chuveiros
Outra solução é utilizar tampas nos ralos para fechar a saída de maus odores. Hoje existem sistemas mecânicos do tipo clique que permitem abrir e fechar com apenas um toque de dedo. No caso de odor persistente, é aconselhável manter os drenos e tampas fechados enquanto não estiverem em uso.
Mas e os chuveiros ou banheiras se os ralos não tiverem plugues?
Existem alternativas no mercado destinadas a bloquear a saída de gases e maus odores por esse tipo de ralo. São membranas plásticas que exercem um efeito de vácuo na saída dos chuveiros ou banheiras e bloqueiam a saída de odores.
A única precaução é remover esses tampões de borracha antes de usar o chuveiro ou banheira para permitir que a água escorra.