Como está a situação da Prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS?
Interrompidas em março devido à pandemia do novo coronavírus, a realização das provas de vida por aposentados e pensionistas seguem suspensas, afirmou o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Leonardo Rolim, nesta sexta-feira (2).
>Pente-fino para cortar benefícios do INSS está a todo vapor: confira 7 dicas para evitar a suspensão
“Hoje, a prova de vida não está sendo aplicada de forma obrigatória. Quem quiser ir fazer no banco, pode ir. Mas não é obrigatória”, explicou durante sua participação na Live JR.
Ele destacou que neste momento o INSS trabalha com uma experiência para a prova de vida digital. “Selecionamos 500 mil pessoas que deveriam ter feito a prova de vida até fevereiro e não fizeram para fazer o reconhecimento facial, pelo celular”, revelou Rolim aos jornalistas Celso Freitas, Christina Lemos e Emerson Ramos.
O INSS usou a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para realizar a biometria facial. Por isso, foram selecionados apenas segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor nesta fase inicial de testes.
De acordo com o presidente do INSS, o plano piloto busca tornar o sistema digital confiável para ser aplicado em larga escala na retomada da prova de vida.
>INSS oficializa aumento da margem do empréstimo para aposentados e pensionistas
Fonte: R7