Empregos

Como escrever um currículo que se destaque em uma entrevista

Publicado por
Jerffeson Brandao

Como escrever um currículo que se destaque em uma entrevista – O Curriculum Vitae ou CV é a sua carta profissional e a primeira impressão que você deixará o recrutador, portanto, verificar se ele contém os dados necessários, que destaca suas realizações, dados pessoais, estudos e os cargos que ocupou, será útil para a empresa que está analisando a contratação de você conhece seu perfil.

Portanto, aqui compartilhamos os aspectos a serem considerados para criar um Currículo que se destaque onde você entregar.

Como escrever um currículo que se destaque em uma entrevista:

1- Escolha um bom projeto

Se és de uma área criativa como a fotografia, designer gráfico, marketing ou publicidade, espera-se que o teu CV seja original, para que possas aproveitar a tua área profissional para dar largas à imaginação; Por outro lado, se você é contador, administrador ou médico, o ideal será que esse documento pareça sério e profissional, pois nos primeiros exemplos se busca a criatividade e no segundo, gerar confiança.

2- Use a fonte correta

As fontes Arial ou Times New Roman são as mais utilizadas nos currículos, no entanto, existem mais fontes que são legíveis e que parecem tão profissionais e são estas: Georgia, Helvetica, Tahoma e Verdana, por isso quando escrever o seu CV experimente quais dessas letras você mais gosta e adicione uma diferença desta forma.

3- Uma fotografia adequada

Tem gente que usa fotos que foram tiradas em uma festa e cortam onde aparece o rosto, isso não é o ideal, porque às vezes você consegue ver o braço do parceiro que está de lado ou no fundo você consegue ver mais pessoas. O melhor é que você reserve um tempo para ir a um estúdio fotográfico ou pedir para outra pessoa tirar uma foto sua com fundo branco, sem distrações.

4- Cursos ou certificações

É importante que na área de estudos coloque os cursos e certificações que fez , por ordem cronológica, mas relacionados com o cargo que pretende obter. Coloque os empregos formais, o que você fez no ensino médio ou na universidade não, melhor focar nos empregos onde você exerceu sua carreira como tal. Caso não tenha trabalhado com carteira assinada, coloque os estágios que já fez ou até mesmo trabalhos autônomos.

5- Currículo enxuto

Além disso, considere que seu CV tem no máximo duas páginas, pois se o recrutador quiser saber mais sobre você, ele irá perguntar e solicitar informações adicionais.