Como escolher o limpador facial certo? | Os cuidados com a pele facial não podem negligenciar a limpeza, ou seja, a remoção de impurezas, como poluição, poeira, excesso de sebo e, principalmente, resíduos de maquiagem. Usar um limpador de qualidade diariamente ajuda a manter a pele hidratada, radiante e a prevenir sinais de envelhecimento. Se você já foi para a cama sem lavar o rosto ou mesmo sem remover a maquiagem, com certeza percebeu como pular essas etapas essenciais resulta em acordar de manhã com a pele seca e sem brilho. Além disso, o uso do limpador pode melhorar a absorção dos princípios ativos contidos no hidratante e em qualquer tratamento adicional, como um soro. Mas como escolher o limpador facial certo para você? Seu tipo de pele desempenha um papel fundamental nessa escolha.
Qual limpador facial escolher se você tem pele seca ou sensível
Se você tem pele seca ou sensível, evite todos os produtos de limpeza agressivos, incluindo aqueles que contêm microesferas, ácidos e retinoides. Opte por um produto que não faça espuma para evitar ressecar ou irritar ainda mais a pele: o sabonete é totalmente desaconselhado para esse tipo de pele! Entre os produtos de limpeza mais recomendados para quem tem pele seca ou sensível, encontramos o leite de limpeza e o óleo bifásico, que podem ser usados tanto para desmaquilhar (mas evite a área dos olhos) como para limpar a pele.
Qual limpador facial escolher se você tem pele oleosa
Se, por outro lado, você tem pele oleosa, escolha um limpador capaz de limpar profundamente a pele, removendo impurezas e o excesso de sebo. Os géis e as mousses espumantes são particularmente eficazes na eliminação da oleosidade, ao mesmo tempo em que mantêm a pele hidratada. Use-os com água morna, pois a água quente pode ressecar demais a pele. Se você tiver uma pele particularmente oleosa, também pode experimentar um limpador facial esfoliante, aplicando-o no rosto com movimentos circulares suaves. Existem muitos tipos de esfoliantes: os que contêm microgrânulos têm uma ação mais abrasiva do que os que contêm pós, portanto, não são recomendados para uso diário.
Limpadores faciais específicos para quem sofre de acne
Se você sofre de acne, use produtos de limpeza facial desenvolvidos especificamente para combater esse distúrbio da pele facial. Normalmente, os produtos de limpeza facial para acne contêm ácido salicílico, uma substância que pode desobstruir os poros e reduzir a produção de sebo, ajudando a diminuir as erupções cutâneas.
Observação: Lembre-se de que resultados podem variar e é sempre bom realizar um teste de sensibilidade em uma pequena área da pele antes de aplicar qualquer tratamento novo. Consulte seu dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento.