Como enviar currículo por e-mail e ser chamado para entrevistas de emprego

Na procura de emprego, uma das tarefas mais frequentes é o envio do nosso currículo por e-mail

Como enviar currículo por e-mail para ser chamado para entrevistas de emprego. Na procura de emprego, uma das tarefas mais frequentes é o envio do nosso currículo por e-mail, quer respondendo a uma oferta de emprego, quer por auto-aplicação.

Embora possa não parecer, é importante facilitar a tarefa de receber e classificar nosso curriculum vitae para o receptor, pois nesta etapa, como nas seguintes, estamos oferecendo uma imagem de nós mesmos. Para fazer isso, siga as dicas a seguir que oferecemos a você.

1. Envie o currículo pelo e-mail que aparece nele

É conveniente que você envie o currículo pelo endereço de e-mail que consta nele, pois há momentos em que o recrutador precisa localizar os e-mails recebidos ou enviados a um candidato para recuperar alguma informação, ver a data em que foi recebido e sua validade, ou imprimir que você foi informado sobre o RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados), por exemplo.

2. Use uma conta de e-mail com um nome neutro ou formal

Outro aspecto a ter em conta é o nome da conta de e-mail. Se o que você usa em nível pessoal tem um nome muito informal ou engraçado, seria conveniente que você abrisse uma conta com um nome mais neutro ou formal para a busca de emprego. Tenha em mente que você já está influenciando sua primeira impressão de você.

3. Envie-o no formato mais comum

A recomendação geral é sempre enviar o currículo em PDF, pois é um dos formatos mais difundidos na internet para troca de documentos.

É multiplataforma, ou seja, pode ser apresentado pelos principais sistemas sem modificar a aparência ou estrutura do documento original. Existem programas gratuitos que você pode baixar, ou páginas da web, onde você pode converter seu currículo em PDF.

Evite enviar:

  • WORD: Pode ser que ao abrir a empresa, sua estrutura ou ordem seja modificada devido à configuração das margens, por exemplo. Pode acontecer que uma tabela ou gráfico se mova e se sobreponha em cima de um texto, ou linhas de texto sejam roladas.
  • OpenOffice: Muitas empresas não possuem este software instalado porque não precisam dele, além dos possíveis inconvenientes do ponto anterior.
  • Link do Drive, Dropbox ou qualquer outra plataforma de nuvem: Envolve mais procedimentos e, às vezes, dificuldades para visualizá-lo ou baixá-lo.

4. Nomeie o arquivo com seu nome e sobrenome.

 O recrutador ou selecionador geralmente salva o arquivo de currículo pelo seu nome e sobrenome, e o organiza em pastas por ofertas ou perfil profissional.

Isso permite localizá-lo rapidamente para imprimi-lo, enviá-lo ou atualizá-lo e evitar que seja duplicado quando recebido por vários meios ao mesmo tempo ou em diferentes períodos de tempo.

Portanto, para facilitar essa tarefa, é melhor enviar o curriculum vitae nomeando o arquivo com seu nome e sobrenomes, por exemplo, “CV Antonio Delgado Suárez” ou “Antonio Delgado Suárez”. Evite enviá-lo com nomes de arquivo que não o identifiquem como “CV”, “Curriculum vitae”, “CV de maio”, “CV atualizado” ou “CV Nome da empresa”.

 5. Especifique corretamente o assunto e o conteúdo do e-mail.

 Se enviar o curriculum vitae para uma oferta de emprego, indique no assunto do e-mail pelo menos “o número ou referência da oferta” e a “posição a que se candidata”, e se considera “o seu nome e apelido”.

Se você enviar o currículo por conta própria por autoaplicação, o assunto do e-mail é mais aberto e depende do estilo de redação de cada um. Em qualquer caso, é conveniente referir o facto de estar a enviar o curriculum vitae ou de estar à procura de emprego, podendo especificar ou não um cargo específico.