Direitos do Cidadão

Como emitir Certidão de Antecedentes Criminais sem sair de casa

Publicado por
Jerffeson Brandao

A Certidão de Antecedentes Criminais (CAC) é um documento de extrema importância nos mais variados contextos da sociedade; principalmente na hora de adentrar em uma nova oportunidade de emprego ou seleção em determinados concursos públicos.

O famosos “Nada Consta” é um documento que informa se existe crimes em nome do individuo. Esses dados relacionados ao nome requerente são mantidas sob posse da Polícia Federal e fornecido para fins civis podendo serem impressos e tem validade de 90 dias corridos.

O serviço é completamente gratuito e não é necessário sair de casa para solicitá-lo.

Quem pode emitir o Nada Consta

Qualquer cidadão pode realizar a emissão. Conforme determinação do Tribunal Superior  do Trabalho (TST), nos termos do artigo 111, inciso I, da Constituição da República, cuja função principal consiste em uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira.

Solicite diretamente de sua casa

A comodidade de realizar a emissão da Certidão de Antecedentes Criminais diretamente do conforto de sua residência, sem precisar se deslocar para algum órgão emissor da matéria em questão é um avanço tecnológico; beneficiando socialmente todos cidadãos brasileiros e otimizando o sistema como um todo.

Portanto, o ato de emitir o documento direto de sua casa, é feito pelo portal do Departamento  de Polícia Federal na opção de “Antecedentes Criminais”.

Na plataforma virtual do departamento será necessário preencher os dados com as informações do requerente. Sendo assim, vale ressaltar a importância de estar portando RG e CPF para conseguir efetivamente obter sucesso na emissão.

Como fica a situação de quem possui Antecedentes Criminais

O cidadão que consta em seus antecedentes infrações em qualquer esfera pode sim prestar concursos públicos e até assumir um cargo de ordem pública, dentro de condições que não haja condenação definitiva.

Por parte de ocupações na iniciativa privada a decisão fica inteiramente por parte do empregador que filtra por meio de seleções; tendo empresas que dão a confiança tranquilamente e outras que não contratam de forma alguma.