Quem tem cabelos cacheados sabe como é difícil manter aqueles cachos bem definidos. Geralmente experimentamos milhares de produtos que prometem máxima definição, mas muitas vezes contêm ingredientes que danificam nossos cabelos e arruinando nossos cachos!. Por isso, hoje vamos contar como é feito o famoso “Co-wash” para recuperar o formato dos seus cachos sem gastar muito.
Conheci recentemente o método co-wash através do livro Curly Girl Method da autora e estilista Lorraine Massey, no qual ela compartilha dicas para ter cachos perfeitos e manter a hidratação máxima , já que, devido ao seu formato, esse tipo de cabelo tende a ressecar sai mais rápido que o cabelo liso , já que o oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar à raiz do cabelo e aparecem os temidos terçol e frizz.
Qual é o método de colagem?
O método co-wash nada mais é do que lavar o cabelo sem usar shampoo , a única coisa que vamos usar é o condicionador e com certeza você vai pensar que isso não é possível e que serve apenas para desembaraçar o cabelo, mas o condicionador proporciona hidratação O que nosso cabelo precisa, seus cachos vão adorar!
Cuidado com os produtos que você usa no cabelo, recomendo que você leia atentamente o rótulo e use produtos limpos , pois são livres de ingredientes que prejudicam seus cachos, como:
- Sulfatos
- Silicones
- Parabenos
- Ceras
- Petrolato
- Parafina
- Óleo mineral
- Álcool secante
Não vou mentir para você, no começo é muito difícil encontrar os produtos que melhoram a estrutura capilar dos nossos cachos, mas também não é impossível, uma vez que você os tenha bem identificados, você nunca mais os largará .
Como é feito o famoso “Co-wash” para recuperar a forma dos seus cachos
- Uma vez que seu condicionador é um produto limpo, você vai aplicá-lo nos cabelos molhados e massageá-lo em círculos no couro cabeludo, espalhando-o uniformemente da raiz às pontas para que todo o cabelo receba aquela dose de hidratação.
- Deixe agir pelo tempo que normalmente deixa o xampu no cabelo, geralmente de cinco a dez minutos.
- Desembarace o cabelo no chuveiro com um pente de cerdas largas.
- Enxágue com água fria ou morna, pois a água quente favorece o aparecimento de frizz nos cabelos
E por fim continue com sua rotina para manter esses lindos cachos ao longo do dia. Você pode fazer esse método todos os dias ou de três em três dias, porque ao não usar shampoo você não perde a hidratação natural do cabelo , o que você acha?
Coisas para evitar se você tem cabelos cacheados
Ter cabelos cacheados é uma provação para muitas mulheres, pois secam mais rápido, embaraçam e arrepiam à menor provocação.
Kristina Barricelli, estilista de celebridades com cabelos cacheados como Alicia Keys e Oprah, diz que os cachos podem ficar muito bonitos e bem definidos se você evitar cometer os seguintes erros.
1. Pentear o cabelo quando estiver molhado
O passar o pente, os fios enfraquecem, quebram e podem até causar mais frizz.
2. Desembaraçar com força
Puxar com força não é a solução porque além de quebrar o cabelo, você estará danificando o couro cabeludo. Para evitar isso, a melhor opção é desembaraçar em partes e começar pelas pontas.
3. Shampoo e Condicionador 2 em 1: Nunca!
Para poupar tempo e dinheiro optámos por este produto mas a realidade é que só vai secar o cabelo e deixá-lo mais emaranhado.
4. Usar água muito quente
Embora um banho quente seja relaxante, o couro cabeludo pode ser afetado. A temperatura ideal para cabelos cacheados é a água morna, pois não danifica o cabelo e é mais fácil de desembaraçar.
5. Não esfregue os cachos
Ao terminar o banho, evite secar o cabelo com a toalha, pois causará frizz, tirará o brilho natural e o embaraçará ainda mais.
6. Não secar e esticar o cabelo com cachos antes de cortar
Considere que seus cachos são mais longos quando molhados e depois se contraem quando secos. Por esse motivo, não deixe que o cortem a seco.
Para cabelos cacheados fortes e brilhantes, não se esqueça de consumir sementes de girassol, nozes e linhaça. Eles contêm proteínas, zinco, ferro, vitamina B, vitamina E, magnésio e cálcio.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele ou no cabelo, consulte seu dermatologista de confiança.