Se seu celular foi perdido ou roubado, você pode desvincular todas as contas associadas a esse dispositivo. Neste artigo, explicamos como desvincular a conta do Google, WhatsApp, Instagram e Facebook de um celular Android. Também explicamos como desvincular aplicativos bancários de um telefone perdido ou roubado.
Para desvincular sua conta do Google de um dispositivo Android, siga estas etapas (você pode fazer isso de um smartphone novo ou emprestado ou de um computador):
Depois de concluir todas essas etapas, você pode ter certeza de que todas as informações serão excluídas e, para acessar esses dados, será necessário fazer login novamente com seu nome de usuário e senha.
No caso do WhatsApp, é um pouco arriscado que, se perdermos ou roubarmos nosso celular, ele fique nas mãos de qualquer pessoa. Nossas conversas privadas, fotos, vídeos e áudios permaneceriam no poder de alguém que não sabemos como podem usar.
A questão é que o WhatsApp, ao contrário de outras redes sociais, não permite que você feche a sessão remotamente, então você deve enviar um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Telefone roubado/perdido: por favor, desative minha conta”. Na mensagem vamos incluir qual é o nosso número indicando o número do país correspondente. Por exemplo, na Argentina seria +54 e no México +52.
Desvincular uma conta do Instagram do celular
O Instagram oferece a possibilidade de sair remotamente de sua plataforma. Para isso, devemos seguir alguns passos bastante simples:
Para excluir sua conta do Facebook de um celular perdido, o passo a passo é bem parecido com o do Instagram:
Hoje, tecnicamente, todos nós temos acesso às nossas contas bancárias ou fintechs (instituições financeiras) em nossos celulares, o que nos permite ver o status do saldo, ver os cartões de crédito e muito mais.
Devemos ter em mente que cada banco tem seu próprio método de desvincular dispositivos. No entanto, ao aceder ao site do homebanking podemos configurar os equipamentos que já não utilizamos.
Caso não seja possível ou nos seja difícil fazê-lo, o mais aconselhável é ligar imediatamente para o banco e solicitar suporte, explicando a situação para evitar transtornos. A maioria dos bancos já está preparada para estes casos e bloqueia o acesso de terceiros uma vez que a reclamação correspondente tenha sido feita.