Malware é um termo genérico para qualquer software maligno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário. Um vírus de computador é apenas um tipo de malware.
O perigoso malware Joker , que infectou milhões de celulares desde 2017, acaba de ser detectado em três aplicativos publicados na Play Store . Por esse motivo, muitos usuários de telefones Android estão preocupados, pois não sabem se seus telefones podem ter esse Trojan ou semelhante. Existe uma maneira de descobrir?
Conforme detalhado pela ESET, existem várias maneiras de os usuários infectarem seus smartphones com malware. O mais comum é baixar esses programas maliciosos que muitas vezes são camuflados como software legítimo (supostos aplicativos de limpeza, antivírus, editores de fotos ou vídeos, entre outros).
Outras formas de infectar seu celular é visitando sites de origem duvidosa que solicitam a instalação de algum software que acaba sendo malware. Aplicativos de mensagens, como WhatsApp ou mensagens de e-mail, também são usados por cibercriminosos para circular esses cavalos de Troia.
Como saber se o seu celular Android tem malware?
De acordo com o post, um telefone infectado com algum tipo de malware esgotará sua bateria mais rápido do que o normal, também mostrará picos no uso de dados da Internet, pois os cibercriminosos estão no controle do telefone e podem usar aplicativos sem autorização.
Se os aplicativos que você instalou em seu smartphone estavam funcionando bem, mas de repente começaram a se comportar de forma estranha (abrindo sozinhos, fechando, travando completamente, exibindo erros), também é provável que seu dispositivo tenha algum tipo de malware em seu sistema.
Outra maneira de detectar um telefone celular infectado por um Trojan é revisar o histórico de mensagens e chamadas. Se houver alguma comunicação estranha que você não se lembra de ter feito, especialmente para números estrangeiros, suas suspeitas estão corretas. Por fim, se o hacker bloquear seu celular e pedir um resgate, você será vítima de ransomware.