Hoje trazemos algumas dicas importantes sobre como cuidar dos seus cachos em 4 passos simples. Confira e aproveite para deixar seus cachos lindos.
Ao contrário dos cabelos lisos, os cabelos ondulados não têm tanto contato com o couro cabeludo, que é o principal responsável por manter os cabelos naturalmente hidratados por meio das glândulas sebáceas.
Por outro lado, a estrutura dos cabelos ondulados é porosa, o que os torna mais sensíveis à presença ou ausência de umidade no ambiente. Quando expormos nossos cabelos ondulados a ambientes secos, eles tenderão a desidratar. Se, por outro lado, estivermos expostos a um ambiente úmido, haverá mais volume e frizz.
Se, além de tudo, você está cansada -ou cansado!- de danificar seu cabelo toda vez que tenta desembaraçá-lo, deixamos quatro dicas valiosas para tornar sua vida mais feliz:
Para lavar cabelos ondulados, é preciso ter mais paciência do que com cabelos lisos. O bom é que, ao contrário dos cabelos lisos, os cabelos ondulados requerem lavagens menos frequentes – a cada dois ou três dias – porque estão em menos contato com as glândulas sebáceas do couro cabeludo.
A temperatura da água é muito importante: recomendamos lavar o cabelo com água quente – mas não fervente – para abrir a cutícula e facilitar a penetração dos produtos.
Alguns especialistas recomendam aplicar um óleo ou condicionador seco no cabelo antes de lavá-lo para facilitar o desembaraço. Dica super importante!: desembarace sempre primeiro com os dedos e depois com um pente de dentes largos.
Quanto aos produtos, se queremos evitar o ressecamento do cabelo, é melhor optar por xampus naturais ou que não contenham sulfatos, parabenos, detergentes ou silicones, para não desequilibrar o pH do couro cabeludo.
Hidratá-lo com óleos como argan, coco ou amêndoa, ou manteiga de karité, queratina ou vitamina E pode ajudar a reduzir o frizz. Podemos fazer duas aplicações com produtos diferentes: primeiro, uma que tenha ação na pele e remova resíduos de produtos anteriores. Em seguida, enxágue e aplique um segundo produto que seja hidratante para a fibra capilar.
É importante conhecer as particularidades do nosso cabelo para escolher o condicionador que melhor se adapta a ele. Cachos ou ondas menos pesadas precisam de fórmulas com óleos leves, enquanto cachos mais grossos requerem hidratação extra, como uma máscara de manteiga de karité. A diferença entre o condicionador e a máscara é o grau de hidratação que proporcionam, sendo a máscara a mais potente.
Um truque para que o cabelo absorva melhor o produto é drenar o cabelo o máximo possível antes de aplicá-lo para que o excesso de água não seja um impedimento na hora de absorver o hidratante.
Depois de lavar e condicionar os cabelos, devemos retirar delicadamente o excesso de água com uma toalha, sem esfregar! No mercado existem toalhas especiais feitas de microfibra antifrizz que podem ser utilizadas.
Para desembaraçar os fios sem quebrá-los ou deformá-los, devemos utilizar uma escova de cerdas largas específica para cabelos ondulados. Essas escovas servem para desembaraçar suavemente os fios, sem alterar a estrutura da onda.
Ao secar o cabelo, é recomendado deixá-lo secar naturalmente após aplicar uma loção que ajude a definir os cachos e hidratar os fios. Se optar por usar um secador, evite modelar os fios com a escova, e utilize um difusor para secar o cabelo em baixa temperatura e com ar frio.
Produtos específicos para cabelos ondulados podem ajudar a evitar que os cachos fiquem embaraçados ou desestruturados. Encontrar o equilíbrio perfeito entre hidratação e nutrição é importante para manter o cabelo saudável.
Recomenda-se variar o uso de uma loção hidratante e um spray para nutrir e tonificar os fios, sempre tomando cuidado para não exagerar na quantidade de produto.
Por fim, evite mexer muito nos fios com as mãos, pois pode deixá-los oleosos e desestruturados. Aproveite seus cachos ao máximo!
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Dessa forma, antes de aplicar qualquer produto no cabelo consulte seu cabelereiro e seu dermatologista de confiança.