Cabelos

Como cuidar do seu cabelo após um novo corte

Publicado por
Yanara Cardeal

Uma das melhores maneiras de começar a cuidar dos cabelos danificados é cortá-los. As pontas duplas devem ser removidas para evitar a quebra e o efeito “zíper”. Contudo, após o corte, uma nova rotina de cuidados deve ser iniciada para manter os fios com aspecto saudável e suave. Por isso, compartilharemos dicas sobre como cuidar do seu cabelo após um novo corte ou visual.

Como cuidar do seu cabelo após um novo corte | Foto: Freepik

Como cuidar do seu cabelo após um novo corte

1. Hidrate suas novas pontas

A etapa mais importante em uma rotina de cuidados capilares é a hidratação, que é responsável por reter a umidade e fortalecer os fios, mantendo-os saudáveis, brilhantes e fortes. Além disso, hidratar os cabelos é fundamental para evitar o ressecamento.

Desenvolva uma rotina que inclua o uso de uma máscara hidratante pelo menos uma vez por semana. Tratamentos nutricionais e reconstrutivos também devem ser incluídos para continuar o processo de recuperação.

2. Reduza o uso de calor

Um dos principais motivos pelos quais os cabelos ficam danificados é o uso constante de ferramentas de calor, como alisadores e modeladores. As altas temperaturas eliminam a umidade natural dos fios e os ressecam, tornando-os mais suscetíveis à quebra.

Evite deixar os cabelos molhados por muito tempo após a lavagem. Use sempre um protetor térmico e seque em temperatura média, seja com secador ou difusor, dependendo do tipo de cabelo.

3. Use selante de pontas

As pontas são a parte mais delicada do cabelo, pois, por estarem mais distantes da raiz, tendem a receber menos nutrientes. Assim, ao ter pontas novas, é recomendado utilizar produtos adequados para evitar que voltem a ficar fracas e quebradiças.

Inclua em sua rotina um selador de pontas, que pode ser um soro ou óleo, para manter as pontas saudáveis e evitar que rachem.

4. Retoque seu visual a cada 2 ou 3 meses

Se o corte de cabelo que você escolheu representa um novo visual que deseja manter, como um corte bob, franja ou em camadas, retorne ao salão a cada 2 ou 3 meses para retocar com um profissional e continuar mantendo as pontas saudáveis.

Caso queira que o cabelo cresça, prolongue os cortes a cada 3 ou 4 meses, pedindo um corte de alguns centímetros apenas para eliminar as áreas secas.

Cada uma dessas recomendações ajudará a manter a aparência saudável do seu cabelo após o corte. Por isso, incentive-se a incluí-las em sua rotina e você terá pontas saudáveis!

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional.  Dessa forma, antes de aplicar qualquer produto no cabelo,  faça um teste de alergia e não esqueça de consultar seu cabelereiro e dermatologista de confiança.