A menopausa é o processo pelo qual o corpo da mulher passa quando marca o fim dos ciclos menstruais, que está diretamente relacionado a uma variedade de alterações hormonais pelas quais o corpo passa. Dessa forma, é importante saber como cuidar do rosto na menopausa e manter a pele bonita.
Na verdade, essa etapa costuma estar relacionada à aparência da face, já que na maioria dos casos ela acelera os sintomas do envelhecimento, como rugas, manchas e flacidez. Por isso, desta vez vamos revelar como você deve cuidar do seu rosto durante a menopausa para manter uma aparência saudável.
Como cuidar do rosto na menopausa e manter a pele bonita
1.- Protege a pele do sol para cuidar do rosto na menopausa
Uma das principais dicas que devem ser observadas antes, durante e após o processo da menopausa é a proteção contra os raios solares. À medida que o corpo envelhece, ele tende a perder certos nutrientes, como o colágeno, e os radicais livres tendem a aparecer com mais frequência. Porém, nesse período de mudanças, os tecidos tendem a ficar mais fracos, o que pode ocasionar o aumento progressivo do envelhecimento, manchas e rugas.
Por isso, é necessário que usem protetor solar de alto espectro para evitar danos relacionados aos raios solares e evitar que a perda de firmeza facial aumente. Aplique este produto a cada 4 horas no rosto, orelhas e pescoço para manter a aparência saudável.
2.- Diga adeus aos maus hábitos para cuidar do rosto na menopausa
O consumo de tabaco, álcool e substâncias entorpecentes costumam causar grandes problemas no organismo, por isso seu uso não é recomendado, principalmente em fases como a menopausa, quando o organismo sofre alterações hormonais. Além de afetar diferentes áreas do corpo, esses componentes podem trazer grandes consequências na aparência da pele. Na maioria dos casos, estão relacionados à presença de rugas, ressecamento e flacidez.
3.- Manter uma boa alimentação e hidratação
O consumo de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e nutrientes é de grande importância durante a menopausa, pois ajudam a proporcionar diversos benefícios ao corpo e à pele. Na verdade, é aconselhável optar por uma dieta balanceada que contenha principalmente frango, ovos, frutas, vegetais, peixes, grãos, fígado e muito mais.
Da mesma forma, a hidratação também desempenha um papel fundamental em que o consumo diário de água deve ser priorizado. Durante o processo da menopausa, a pele tende a ficar mais seca e áspera devido às alterações hormonais, portanto, para reverter esse aspecto, você deve beber bastante água ao longo do dia.
4.- Adquira uma rotina de cuidados com a pele de acordo com as suas necessidades
A menopausa geralmente ocorre quando a mulher atinge uma certa idade avançada, aproximadamente 50 anos, e é nessa fase que as rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas da idade começam a se aprofundar. Por isso, outra das dicas que devem ser levadas em conta durante esse processo é consultar um profissional dermatologista que poderá indicar os medicamentos e produtos adequados para tratar cada uma das necessidades.
As rotinas das mulheres próximas ou acima dos 50 anos tendem a incluir principalmente um gel de limpeza ideal para peles sensíveis, cremes hidratantes, produtos que promovem a produção de colágeno, tônicos faciais, ácidos esfoliantes, máscaras nutritivas, soros antioxidantes e, claro, protetor solar como mencionamos antes. Saiba quais produtos devem ser usados após essa idade, sim ou sim!
5.- Pratique yoga facial
O yoga facial é um dos truques mais recomendados pelas meninas asiáticas, pois permite obter uma grande variedade de benefícios, como estimular a circulação sanguínea, promover a produção de colágeno, evitar a flacidez, aliviar a tensão muscular, tratamentos faciais e combater as rugas do rosto. Por esse motivo, sugere-se realizar 15 a 20 minutos diários de yoga facial, com o apoio de um produto que permita deslizar e hidratar ao mesmo tempo.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele e no cabelo, consulte seu dermatologista de confiança.