Uma vez que você decide descolorir o cabelo, isso não representa apenas uma mudança no seu visual, mas também nos produtos e hábitos que você costuma ter no dia a dia. Para que você mantenha uma aparência saudável, compartilharemos as melhores dicas para cuidar dos cabelos loiros após a descoloração e evitar danos.
A primeira dica que você deve seguir é fazer uma mudança nos seus produtos de cuidado, pois estes devem focar principalmente em hidratar, nutrir e reconstruir profundamente para reduzir os danos.
Os descolorantes são produtos químicos responsáveis por abrir a cutícula do fio de cabelo para reduzir o pigmento, embora nesse processo também se percam os nutrientes responsáveis por fortalecê-los.
Por isso, é de extrema importância que nos salões de beleza sejam utilizados shampoos, condicionadores, máscaras e tratamentos que contenham os componentes adequados para reconstruir os fios e devolver os nutrientes necessários.
Além disso, recomendamos o pré-xampu antes de cada lavagem, que consiste na aplicação de óleos do meio às pontas, apenas 30 minutos antes do banho, além do uso de máscaras uma vez por semana.
Não só você deve cuidar dos cabelos durante o dia, realizando tratamentos hidratantes e evitando o uso de penteados que possam machucar, mas a noite também desempenha um papel muito importante.
Ao dormir, o cabelo tende a roçar constantemente no travesseiro, o que pode machucar os fios e causar emaranhados.
Por isso, aconselhamos que você aproveite os benefícios da seda, que você pode usar como fronha ou comprar uma touca desse material para cobrir completamente os cabelos.
A seda ajuda o cabelo a deslizar sem fricção e não absorve a umidade natural do cabelo, como costumam fazer os travesseiros convencionais. Conheça outros benefícios do uso da seda.
Como mencionamos anteriormente, os produtos químicos que descolorem os cabelos causam grandes danos, por isso é necessário evitar todos os hábitos que possam aumentá-los.
Durante as primeiras semanas após o clareamento, recomendamos evitar o uso de ferramentas de calor, como secador, chapinha e modelador de cabelo, pois também causam fraqueza nos fios.
Além disso, você deve usar protetores térmicos diariamente, pois estes não só irão protegê-lo quando você começar a usar essas ferramentas, mas também te protegerão dos raios solares.
Nas primeiras semanas após o clareamento, recomenda-se reduzir a frequência da lavagem dos cabelos, pois quando molhados costumam ficar mais frágeis e propensos a quebrar.
Alguns estilistas explicam que, ao lavar o cabelo descolorido enquanto ele está muito fraco, ele pode perder ainda mais nutrientes e óleos naturais necessários à sua saúde.
Por este motivo, é aconselhável lavar os cabelos recentemente descoloridos a cada 3 ou 4 dias, utilizando produtos hidratantes e nutritivos em cada um deles. Após o primeiro mês, você pode retomar a frequência usual de lavagem.
Experimente cada uma dessas dicas para cuidar do seu cabelo recentemente descolorido e evitar danos mais graves. Não esqueça de consultar seu cabelereiro de confiança.