Para todos aqueles amantes de cachorros, certamente vocês conhecem o amor que esses animais costumam demonstrar depois de passarem muito ou pouco tempo sozinhos.
Geralmente, esse acolhimento reflete-se em corridas e saltos efusivos por parte dos nossos cachorros, sendo um momento ideal para perceber se eles têm unhas compridas ou curtas.
Muitas vezes, nessa demonstração excessiva de carinho, nossos cães podem nos machucar com suas unhas afiadas se não lhes dermos a devida manutenção.
Nesse sentido, hoje vamos deixar para vocês 5 dicas úteis para que possamos cortar as unhas dos nossos cachorros e não ficar com marcas no corpo. Embora este guia possa ser útil para você, a verdade é que nunca é demais consultar um veterinário para garantir tanto os resultados quanto a saúde do nosso animal de estimação.
Como cortar as unhas de um cachorro: 5 dicas para iniciantes!
- Tesoura adequada: Caso você não saiba, existem tesouras especiais para cortar unhas de cachorros. É necessário ter algumas delas em casa antes de realizar esta tarefa. Não devemos esquecer que o objetivo não é danificar as mãos dos nossos animais de estimação na tentativa.
- O ponto da curva: Ao aparar as unhas dos nossos cachorros, devemos ter claro o local preciso para cortar. Para isso, identificaremos o momento em que a unha começa a curvar, para que possamos fazer o corte ali.
- Identifique a veia da unha: Também deve-se levar em consideração que os cachorros possuem uma veia que hidrata a extremidade com sangue. Nesse ponto, ela chega ao fundo, bem presa à almofada. É importante não cortar ali para evitar sangramento.
- Facilidade de cores: Continuando com o ponto anterior, nos cachorros que possuem unhas de cor clara, a veia será facilmente notada, pois brilha um tom mais rosado. Por outro lado, se as unhas forem escuras, o melhor é limitar-se a aparar apenas as pontas para evitar danos.
-
Cuidado: Por fim, quando começamos a trabalhar e decidimos cortar as unhas do nosso cachorro, devemos ter em mãos itens do kit de primeiros socorros, como gaze e algodão, para conter qualquer possível sangramento. Se isso acontecer, não se desespere e limpe bem a ferida. Também não descarte a possibilidade de entrar em contato com um veterinário para solucionar o problema