Como consultar seu PIS pelo CPF sem sair de casa. O calendário de pagamentos do PIS Pasep 2022, ano-base 2020, foi encerrado no final do mês março. Porém, ainda há trabalhadores que possuem direito de receber abono ‘atrasado’ de outro ano.
Como é o caso de cerca 320 mil empregados que não sacaram o PIS ano base 2019, até dezembro de 2021. De acordo com o ministério, R$ 208,5 milhões foram esquecidos por esses cidadãos, que deveriam ter sacado o dinheiro até 30 de junho de 2021.
PIS Pasep atrasado
Em 2021, o abono salarial PIS Pasep não foi liberado para os trabalhadores. Ou seja, as pessoas com valores a receber pelo ano-base 2020, receberão o pagamento apenas em 2022. Já os trabalhadores com ano-base 2021, receberão em 2023.
Vale lembrar que o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.
Como solicitar o dinheiro esquecido
O pagamento do abono salarial atrasado não é feito automaticamente, portanto, precisa ser solicitado pelo trabalhador por meio de um pedido formal.
Para não precisar sair de casa, o trabalhador pode solicitar online através do endereço de e-mail de sua unidade regional do Ministério do Trabalho. Sendo assim, o interessado deve trocar “uf” pela sigla de seu estado e solicitar pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br;
Por exemplo: para trabalhadores de SP o e-mail é [email protected], para trabalhadores do RJ é [email protected] e assim por diante.
Como consultar o PIS pelo CPF?
Para consultar seu PIS pelo número do seu CPF, é simples. Siga o passo a passo:
- Acesse o portal Meu INSS;
- Clique em Entrar com gov.br;
- Digite o seu CPF e clique em Continuar (ou faça o seu cadastro);
- Ponha sua senha;
- Na página inicial, clique em “Meu cadastro”, no canto superior esquerdo, e você verá seus dados, como nome, CPF e o NIT/PIS.
Vale dizer que você também consegue saber o número do PIS/PASEP pela sua Carteira de Trabalho. É um número longo que consta no topo da página inicial (que tem a sua foto).