Como consultar saque do abono salarial PIS Pasep sem sai de casa. O saque do abono salarial é um dos serviços mais buscados no site do Governo Federal na internet.
O Abono Salarial é um benefício anual no valor máximo de um salário-mínimo vigente na data do pagamento e está assegurado aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP, tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base e estejam cadastrados há pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
O Meu INSS permite, por exemplo, que o cidadão solicite aposentadoria, calcule quanto tempo falta para aposentar, além de acesso a extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios e contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
No Meu INSS é possível fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Na última versão, o segurado já pode consultar a cópia dos contratos de empréstimo e os dados de identificação coletados na contratação, o que aumenta a segurança nesse tipo de acordo. É o contato entre o INSS e os cidadãos.
Por meio do Meu INSS, o atendimento é feito sem a necessidade de deslocamento até uma agência física, o que deixa tudo mais rápido. O tempo gasto na plataforma é, em média, menor que cinco minutos.
E quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.
Para falar com a Helô, basta apertar o botão no canto inferior direito da tela.
Uma maneira simples de consultar o PIS com o seu número de CPF é por meio do site Meu INSS. A ferramenta centraliza diversos serviços e, além de consultar o seu PIS, você pode conferir o seu tempo de contribuição. Basta seguir o passo a passo abaixo:
Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Prontinho! Você já conseguiu consultar o PIS pelo CPF.