Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
>>Veja como Prova de Vida do INSS vai funcionar com novas mudanças
As condições da medida, que é comum em diversas cidades do país, mudam de acordo com a região onde o segurado mora e pode representar um alívio para o bolso, em meio a todas as despesas usuais de início de ano.
Na capital do Rio de Janeiro, por exemplo, estão entre os requisitos ser pessoa física, proprietário ou possuidor de um único imóvel e ter renda familiar abaixo de três salários mínimos.
>>INSS começa a depositar dinheiro de benefícios com aumento
No entanto, para fazer uso desse direito, é preciso que o aposentado ou pensionista esteja dentro de alguns requisitos. Esses, por sua vez, variam segundo as regras de cada município. Entretanto, algumas exigências são de comum acordo entre todas as cidades.
No caso do município do Rio de Janeiro, por exemplo, a renda exigida é menor, o beneficiário precisa receber no máximo três salários mínimos, além de ter mais de 60 anos, para que seja dispensado de arcar com o imposto.
>>Caixa libera cartão de crédito e vantagens no consignado INSS
Vale lembrar que essa isenção pode ser prorrogada após a morte do aposentado ou pensionista, desde que a propriedade continue servindo de residência para o cônjuge desse contribuinte. Nesse caso, também é necessário que a renda de quem permaneceu no imóvel também seja de até três salários mínimos.
Quem mora no Rio de Janeiro e deseja solicitar a isenção de IPTU de um imóvel, podem fazer o procedimento tanto pela internet, quanto presencialmente. Acesse o site, para utilizar o serviço de “Reconhecimento de Imunidade, Isenção e Não incidência” online, o contribuinte precisa preencher o formulário específico disponível no item “documentação necessária” e na sequência enviar os documentos no botão “Acesse aqui”.
>>Quem são os segurados do INSS que podem ter seu benefício suspenso
Como já foi citado acima, as condições da medida variam de acordo com a região onde o segurado mora. Portanto, busque mais informações na prefeitura da sua cidade.