Direitos do Cidadão

Como aumentar o valor da aposentadoria do INSS? Veja quando é possível

Publicado por
Rodrigo Peronti

Sem dúvida, um dos principais desejos dos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o de aumentar o valor do benefício que recebem todos os meses. O tema se tornou mais frequente neste momento por conta da possibilidade de solicitar a revisão da aposentadoria.

Essa revisão é direito de todos os segurados e aposentados do INSS, sendo que já é possível entrar com o pedido junto à autarquia. Esse é um dos caminhos que as pessoas podem fazer para aumentar o valor do benefício que recebem todos os meses do instituto.

Caso você queira aprender como aumentar o valor da sua aposentadoria ou do benefício pago pelo INSS, compensa conferir quais são as possibilidades para que isso aconteça.

Posso pedir a revisão do INSS? Entenda

A primeira coisa que você deve fazer é identificar se todos os pagamentos recebidos e se seus dados junto ao INSS estão corretos. Para calcular os valores, é interessante que se utilize a carta de concessão do benefício como base.

Além disso, todas as pessoas que querem solicitar a revisão, devem observar os detalhes da lei. Por isso, o mais indicado está em procurar um advogado, assessor ou especialista no assunto.

Confira quais são as situações que podem elevar sua aposentadoria do INSS

A revisão do INSS vai ajudar a melhorar o valor que você recebe todos os meses com seu benefício. Seja pensão ou aposentadoria, o valor pode ser recalculado. Entenda em quais situações isso pode ser vantajoso:

1 – Aposentadoria especial

Se você trabalhou em alguma ocupação que pudesse prejudicar a sua saúde, terá direito de se aposentar de forma especial. Caso o período não tenha abrangido a vida toda da pessoa, é possível converter o tempo de trabalho como bônus.

Cada ano de trabalho em regime especial pode resultar em um acréscimo de 20% no benefício para mulheres e de 40% para homens. Só é possível conseguir esse bônus quem trabalhou antes de 13 de novembro de 2019, desde que tenha o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

2 – Ação trabalhista

Este é o caso para os trabalhadores que comprovaram ter vínculo de trabalho não registrado e que venceram alguma ação na Justiça referente ao tema. Isso fará com que o período conte e ajude a aumentar o valor do pagamento mensal.

3 – Atividade concomitante

Você teve dois empregos registrados ao mesmo tempo e eles não foram somados de forma correta? Você pode ter direito a uma revisão e ao aumento do seu benefício.

4 – Cálculo errado pelo INSS

Outro ponto importante que pode levar ao aumento da aposentadoria ou pensão do INSS é o erro de cálculo do benefício. Neste caso, é necessário solicitar a revisão junto ao INSS e contar com um assessoramento especializado para garantir o erro.

5 – Bônus de 25%

Por fim, pessoas que são aposentadas por invalidez e que precisam de cuidados especiais e dedicados têm direito de receber um adicional de 25% no valor da aposentadoria.