A melanina é um pigmento natural que dá cor ao seu cabelo. É produzido por melanócitos, que são células especializadas que produzem esse pigmento. Eles estão presentes nos folículos capilares ou raízes capilares sob a superfície do seu couro cabeludo.”
As células melanócitos injetam ativamente pigmento (melanina) em células contendo queratina à medida que o cabelo cresce.
A formação de melanina no cabelo começa antes do nascimento e continua durante a maior parte de sua vida. Sua distribuição, tipo e quantidade na camada média do eixo do cabelo ou córtex determina a cor natural do nosso cabelo. É interessante notar aqui, a cor do nosso cabelo antes de sair da superfície do couro cabeludo é branca. Mas, com o crescimento gradual dos fios de cabelo, os melanócitos assumem o trabalho de entregar melanina em células ciliadas, que dão uma cor escura ao seu cabelo.
>>Máscara Caseira De Morango E Maionese Para Reparar Cabelos Secos
Existem apenas dois tipos de pigmentos no cabelo, escuro (eumelanina) e leve (feomelanina).Os dois pigmentos ou células melanócitos combinam-se para formar uma ampla gama de cores de cabelo. Pode-se facilmente distinguir as cores naturais do cabelo em eumelanina e feomelanina – enquanto o primeiro é responsável por pigmentos mais escuros como preto, marrom escuro ou moreno, este último é o que dá um tom claro marrom, amarelo, loiro dourado, vermelho, ruivo ou branco ao cabelo.
Existem fatores internos que influenciam dominantemente a cor do cabelo, como genes, hormônios e até mesmo a idade. Quanto aos fatores externos ou ambientais que podem afetar a cor do cabelo, o clima, a poluição e a exposição química são alguns para prestar atenção.
>>Veja Os Melhores Truques Para Evitar Que A Cor Do Cabelo Desbote
Bhringraj é facilmente acessível na forma de óleos ou pós. Conhecido por ter benefícios de escurecimento capilar e evitar o cinza, é um ingrediente incrível para incluir em sua rotina capilar cotidiana e manter um forte fator de melanina no cabelo.
Comumente conhecida como amla na Índia, as groselha são as melhores amigas do seu cabelo quando se trata de crescimento e saúde do cabelo e evitando o cinza prematuro. Rica em antioxidantes e vitamina C, a groselha pode ser consumida em sua dieta e também pode ser usada na forma de óleos e máscaras capilares.
O chá preto é popular entre os aficionados por cuidados com o cabelo por seus benefícios de escurecer o cabelo e adicionar brilho às tranças. Suas propriedades naturais de antioxidantes e ácido tânico fazem dele uma ótima captura para evitar o envelhecimento precoce do cabelo.
>>Máscara Caseira De Babosa Para Reparar O Cabelo Danificado Pelo Calor
É fundamental notar que todo indivíduo tem que passar pela fase de experimentar cabelos brancos em um ponto do tempo e isso não pode ser evitado porque é natural e vem com a idade. No entanto, comer refeições bem equilibradas que promovam uma boa saúde do corpo e da pele é uma maneira segura e segura de também manter a vida robusta do seu cabelo e evitar o envelhecimento precoce.
1- Alimentos ricos em antioxidantes, como chocolate escuro, tipos de frutas e vegetais frondosos contam como itens extremamente saudáveis para incluir em sua dieta alimentar diária para proteger suas células de danos radicais livres e aumentar a produção de melanina no cabelo.
2- Alimentos ricos em cobre, como vários tipos de nozes, cogumelos e fígado de carne também promovem a síntese de melanina folicular.
3- Fontes de vitamina A, C e E, incluindo cenouras, mamão, ovos, frutas cítricas, sementes de girassol, amêndoas, amendoim e pistaches podem melhorar a saúde do seu cabelo.
4- Vitaminas B6 e B12 têm sido encontradas para estimular a produção de enzimas nos folículos capilares que aumentam o metabolismo das proteínas capilares (queratina e melanina). Enquanto a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, promove o crescimento saudável do cabelo aumentando a produção de glóbulos vermelhos. Assim, adicionar opções de beterraba, brócolis, brotos, ovos, peixe, queijo, produtos de soja, legumes com amido funciona bem para aumentar a melanina no cabelo.
>>Faça Essa Proteína Capilar Caseira Para Seu Cabelo Parar De Cair
Como dizem, o excesso de qualquer coisa pode causar danos, e assim o excesso de células de melanina também pode ser prejudicial à sua pele e cabelo. O aumento dos níveis de células melanócitos (pigmentos de melanina) pode levar à hiperpigmentação e ao surgimento de manchas na pele. Portanto, lembre-se de consultar seu médico antes de regular sua dieta com muitas vitaminas, cálcio ou alimentos ricos em antioxidantes e suplementos.