Sabemos que lavar as verduras é uma etapa importante depois de comprar os mantimentos, caso contrário, podemos estar nos colocando em risco. Devemos lembrar que as verduras vêm do chão e, ao contrário dos cogumelos, elas costumam ficar ao ar livre e, portanto, estão expostas a pragas, pesticidas, sujeira, entre outros. É por isso que é recomendado lavar frutas e legumes antes de comê-los. No entanto, há um tipo de vegetal que muitas vezes não estamos acostumados a lavar adequadamente: a cebola.
A casca externa da cebola pode protegê-la contra pesticidas, mas é importante lavá-la para remover qualquer sujeira e restos de insetos que possam estar presentes. Se for cozinhá-la, não é tão necessário desinfetá-la, pois o calor irá matar os micróbios. No entanto, se for consumi-la crua, é recomendável lavar e desinfetar a cebola para eliminar os patógenos.
Tudo o que você precisa fazer para manter a cebola limpa é remover a casca e os talos. Em seguida, lave a cebola em água fria e esfregue-a suavemente para remover quaisquer vestígios de sujeira. Se você quiser desinfetá-la, mergulhe a cebola em uma solução de uma colher de chá de hipoclorito de sódio (água sanitária) em 1 litro de água e deixe por 5 minutos. Certifique-se de enxaguar bem a cebola em água corrente depois de desinfetá-la antes de cortar ou consumir.
Depois de desinfetado, estará pronta para ser usada. Outra vantagem de lavar e desinfetar a cebola é que ajuda a reduzir a irritação ocular ao cortá-la.
Uma das práticas mais comuns é lavar as cebolas e outros legumes e frutas assim que chegarmos a casa, desta forma poupamos o esforço de o fazer mais tarde, quando formos cozinhar. No entanto, isso pode ser um erro, já que o excesso de água acelera o processo de decomposição. Além disso, se os armazenarmos após a lavagem, é possível que não estejam completamente secos e a umidade restante pode favorecer o aparecimento de fungos.