A última atualização do Telegram adicionou videostickers, um sistema de adesivos que oferece algo semelhante aos GIFs animados, mas que são criados a partir de vídeos e que facilitam para qualquer pessoa criar seus próprios de maneira simples como emojis.
Videostickers são um tipo de GIF animado baseado em vídeos normais. Com essa nova categoria de conteúdo gráfico, os emojis também podem ser substituídos como reação gráfica de conteúdo emocional.
De fato, quando você ativa o teclado emoji e seleciona um, as diferentes opções disponíveis para incluir um desses adesivos de vídeo aparecerão.
Eles também podem entrar em uma conversa pressionando o botão correspondente aos adesivos, onde aparecem os adesivos salvos, os normais, os animados e esses novos adesivos de vídeo. Basta clicar no pacote correspondente e clicar no que deseja publicar.
Para criar esses videostickers, basta usar qualquer aplicativo, programa de edição de vídeo ou site de edição de vídeo online, como o Canva, que suporte o formato .webm, que é o tipo de arquivo escolhido para esses conteúdos. As limitações quanto ao tipo de documento gerado são as seguintes:
Duração: 3 segundos ou menos.
Tamanho do arquivo: 256 Kb ou menos.
Dimensões: 512×512 pixels ou menos.
Por fim, como é um tipo de conteúdo visual muito semelhante a um GIF animado, esses adesivos de vídeo não podem conter áudio, algo com o qual o tamanho do arquivo é ainda mais reduzido.
Como é um arquivo de vídeo que o próprio usuário pode criar, um vídeo que ele mesmo gravou com seu smartphone especificamente para a ocasião, um vídeo que ele gravou anteriormente em sua galeria de conteúdo, pode ser usado como material base.
Em outros casos, haverá quem recorra à conversão de uma gravação de um momento específico de um filme, série ou transmissão de televisão em um adesivo de vídeo, como costuma acontecer com os memes populares.