Existem milhares de roteadores Wi-Fi com antenas no mundo, mas poucas pessoas sabem como posicioná-los corretamente para otimizar a cobertura que eles fornecem. Portanto, embora a maioria desses dispositivos seja omnidirecional , você ainda pode recorrer a truques simples para melhorar o sinal que chegará ao seu PC ou telefone.
Caso você tenha posicionado mal as antenas do roteador, após a leitura deste guia você notará uma grande melhora na velocidade de download e upload da sua internet.
Além disso, é importante especificar que o sinal não se propaga igualmente em todas as direções, pois as ondas são transmitidas em forma de disco: elas se expandem perpendicularmente ao emissor.
Como acomodar as antenas do seu roteador wi-fi para ter um bom sinal de internet?
O principal é que todos os seus dispositivos que se conectam à internet estejam na mesma altura do roteador e que não haja objetos que atrapalhem. Para isso, pode-se considerar as janelas e eletrodomésticos que emitem ondas e podem gerar interferências ou rebatimentos nos mesmos.
Da mesma forma, a posição correta das antenas deve ser horizontal, para que alcance a maioria dos cômodos com melhor intensidade e não se perca no teto ou no chão.
Por fim, considere que seu roteador não deve ficar em um local alto ou com pouca acessibilidade para que o sinal não seja desperdiçado em áreas onde não haja aparelhos que precisem de conexão.
Você sabe por que não é aconselhável desligar o roteador doméstico à noite?
A maioria das pessoas que tem internet em casa costuma deixar o roteador ligado 24 horas por dia; no entanto, há usuários que preferem desligá-lo à noite, pois acham que esse aparelho deve ‘descansar’. Se você pertence ao último grupo, saiba que está cometendo um erro terrível.
Conforme detalha o Think Big, portal especializado em tecnologia, muitos usuários acreditam (erroneamente) que ter o roteador sempre ligado encurtará sua vida útil. No entanto, isso não é totalmente verdade, já que esses dispositivos foram projetados para funcionar 24 horas por dia.
Segundo a publicação, o horário em que o roteador costuma ‘sofrer’ mais do que o necessário é quando há muita atividade, isso costuma acontecer pela manhã, tarde ou noite, mas não de madrugada. Nesses períodos, o aparelho estará praticamente em repouso, pois todos estarão dormindo.