Pele

Como a depilação com cera quente pode prejudicar sua pele?

Publicado por
Yanara Cardeal

É verdade que a depilação com cera quente é um dos métodos mais tradicionais e difundidos entre as mulheres para se livrar dos pelos nas pernas e em outras áreas do corpo que incomodam esteticamente. Enquanto cada um quiser, removê-los será uma escolha livre, mas teremos que conhecer os métodos que melhor se adequam ao que queremos, sem danificar a pele, não acha? Vamos ver.

Depilação com cera quente: o que você deve saber

O método de depilação com cera quente não é o melhor quando a área da pele é delicada ou o cabelo é muito grosso ou ainda curto.

O fato de a pele ser sensível pode irritá-la, queimá-la e manchá-la. Mas, além disso, se o pelo for muito curto, pode causar infecções no folículo ou fazer com que ele cresça no sentido inverso, causando problemas como pelos encravados e lesões.

Além disso, a depilação com cera pode piorar a flacidez e as rugas, por isso não é recomendado tratar as sobrancelhas, pois pode afetar a suavidade do contorno dos olhos.

Claro que existem áreas do corpo, como as pernas, que toleram melhor esse processo de depilação, mas cuidado com as axilas e a virilha: não é aconselhável usar cera nessas áreas, pois pode causar pequenos cistos que são na verdade tumores benignos.

Alternativas à depilação

Entre as alternativas à depilação, não indicada para peles ou áreas sensíveis, recomenda-se a depilação a laser, pois minimiza os riscos de outros tipos de lesões ou consequências.

Mas a verdade é que a técnica de depilação com cera é uma das mais populares, talvez por ser barata, rápida e fácil.

Dito isso, e caso opte por isso, saiba que o ideal é solicitar que um especialista faça o trabalho. Já que um profissional saberá aplicá-lo corretamente sem agredir a pele e com produtos de alta qualidade.

Se você for fazer sozinho, tente pelo menos nas áreas de fácil acesso, como pernas, braços, etc. Lembramos que a cera se espalha quente, mas você deve esperar para não se queimar por um momento, pois o procedimento fará com que o cabelo saia pela raiz. Para isso, você deve tê-lo por tempo suficiente, caso contrário, o método de depilação falhará.

Com alguns contras que já listamos, no entanto, a depilação tem algumas vantagens e é que o cabelo cresce fraco e fino, muito mais do que com métodos como cortá-los à navalha com uma navalha, que os fortalece.

Portanto, se você optar por depilar, as dicas são:

  • Esfolia a pele para melhores resultados.
  • Ter a pele limpa e seca na hora da depilação.
  • Você pode usar um pouco de pó de talco antes de prosseguir para torná-lo mais rápido e fácil.
    Você pode antecipar a dor tomando um anti-inflamatório um pouco antes.
  • E por fim, lembramos que esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.