Começa, nesta segunda-feira (6), a matrícula para novos alunos que desejam ingressar na Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos e concluir os ensinos fundamental e médio. O processo ocorre em duas etapas: a primeira é a pré-matrícula, e a segunda é a efetivação da matrícula na unidade de interesse. O Estado do Rio conta, atualmente, com 57 CEJAs, que são escolas da rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Assim que a matrícula for efetivada, o aluno já pode começar os estudos com a indicação das disciplinas e o material necessário. Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, histórico escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto (ENCCEJA), certidão de nascimento ou casamento e certificado militar.
O ensino de jovens e adultos é mais que a reposição de escolaridade. É o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento de novas habilidades. É a oportunidade de, com os diplomas de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, traçar novos caminhos no mercado de trabalho ou ingressar em uma universidade. E a Rede CEJA é justamente essa possibilidade ao ofertar um ensino de qualidade aos estudantes fora da idade escolar – destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.
Para se tornar aluno do ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o ensino médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o aluno matriculado no CEJA estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online, voltada para o ensino semipresencial. Ele conta ainda com o apoio de professores das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.