Cabelos

Com que frequência você pode descolorir o cabelo sem estragá-lo?

Publicado por
Yanara Cardeal

O clareamento é uma forma rápida de clarear os cabelos, mas também muito invasiva. Esse processo químico, de fato, quebra a estrutura do cabelo e danifica sua camada protetora externa. Isso não significa que deve ser totalmente evitado, mas alguns cuidados são necessários para evitar danos profundos aos cabelos.

Durante o clareamento, os produtos químicos atuam para eliminar os pigmentos coloridos. Pequenos espaços vazios são criados nos cabelos, permitindo a ação dos descolorantes. “Pense na cutícula do seu cabelo como as escamas de uma cobra,” explicou Lauren Paglionco, mestre colorista e proprietária de um conhecido salão de beleza em Nova York durante entrevista a um site especializado em beleza. “Quando você aplica descolorante no cabelo, as escamas se abrem. O descolorante penetra na cutícula e clareia os cabelos.”

Com que frequência você pode descolorir o cabelo sem estragá-lo?

Para os especialistas, clarear os cabelos ocasionalmente não causa danos perceptíveis, principalmente se o processo for realizado por um profissional. Por alguns dias, os fios podem parecer secos, mas depois a situação volta ao normal. Como regra geral, deve-se evitar descolorir o cabelo mais de uma vez a cada três a oito semanas.

Diretrizes de especialistas

Profissionais do setor dão algumas orientações para não danificar os cabelos. Por exemplo, é recomendado descolorir apenas a raiz e não toda a cabeça. “Descolorir as pontas dos cabelos a cada aplicação aumenta o risco de quebras e danos. Além disso, a cor geral pode ficar irregular à medida que as pontas clareiam mais rapidamente”, explicou um cabeleireiro. Outra dica é hidratar frequentemente os cabelos descoloridos com óleos naturais ou produtos recomendados por profissionais, permitindo que o cabelo se recupere do tratamento.

Não faça você mesmo

Todos os cabeleireiros concordam que descolorir o cabelo em casa pode danificá-lo permanentemente. A falta de conhecimento aprofundado do processo pode gerar danos significativos, que até mesmo um profissional teria dificuldade em resolver.

Tratamento de cabelos descoloridos

Se, apesar dos riscos, você decidir descolorir o cabelo, é essencial cuidar dele de maneira adequada. É necessário, por exemplo, realizar tratamentos proteicos, que servem para repor proteínas e deixar os cabelos mais fortes e brilhantes. Além disso, cabelos descoloridos requerem mais hidratação, sendo necessário utilizar condicionadores capazes de penetrar profundamente nos fios. Antes de usar ferramentas de modelagem térmica, aplique um protetor térmico para evitar maiores danos. Por último, é aconselhável cortar o cabelo com frequência, pois a descoloração muitas vezes resulta em pontas duplas.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no cabelo, faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabeleireiro de confiança e consulte seu dermatologista.