Com que frequência devemos trocar as toalhas de casa. A limpeza é essencial em todas as partes da casa (estes são os dez locais onde mais se acumula a sujidade ) mas nas casas de banho e no quarto é essencial devido à singularidade destes dois quartos.
Ambos estão sujeitos a elevados níveis de calor ou humidade e em ambos existem têxteis nos quais se podem alojar milhões de microrganismos que, em última análise, podem ser prejudiciais à saúde.
No caso da casa de banho, as toalhas requerem uma manutenção muito escrupulosa para evitar que se tornem uma fonte de bactérias e germes, não só devido ao contacto com o nosso corpo, mas também devido à humidade permanente que têm de suportar.
De fato, um dos principais problemas das toalhas é que elas geram um cheiro ruim (aqui contamos a melhor dica de limpeza para se livrar do cheiro de mofo das toalhas), algo que será repetido toda vez que as usarmos.
Assim, para manter uma boa higiene nas toalhas e evitar que se tornem uma fonte de germes, é necessário trocá-las com relativa frequência. O problema é saber com que frequência enviar as toalhas para a máquina de lavar e colocar as limpas no lugar.
A manutenção neste caso é essencial, tanto para evitar que as toalhas fiquem com cheiro ruim quanto para mantê-las limpas e fofinhas por mais tempo.
De acordo com um estudo, as toalhas de mão abrigam mais de mil bactérias e germes dentro delas, por isso é aconselhável trocá-las e lavá-las a cada dois ou três dias ou até mais cedo se houver muitas pessoas que usam o mesmo banheiro e, portanto, compartilhe essa toalha. O ideal é ter várias toalhas desse tipo e, assim, poder trocá-las à medida que forem usadas e sujas.
A mesma coisa acontece com toalhas de corpo e cabeça. O mais aconselhável é trocar as toalhas a cada três ou quatro dias para evitar a proliferação de germes no tecido e evitar o acúmulo de umidade, algo que pode afetar a saúde da nossa pele ou cabelo.
Para isso, é fundamental ventilar e esticar esse tipo de toalha após cada uso, pois isso evitará que as bactérias se multipliquem de forma descontrolada.