Com o Cadastro Único você pode ter direito a mais de 20 benefícios sociais; veja lista. Os brasileiros tem oportunidade de obter mais 20 benefícios sociais por meio do Cadastro único.
O programa do Governo Federal é uma ferramenta que identifica e caracteriza famílias de baixa renda, oportunizando que o governo a conhecer melhor a realidade social dos brasileiros. Dados como características de moradia, identificação pessoal, grau de instrução, situação trabalhista, rendas e outras.
Iniciado em 2003, o Cadastro Único é a maior plataforma do país para inserção de famílias de baixa renda nos mais diversos programas sociais como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Casa Verde e Amarela, Bolsa Verde e entre outros.
Tornando-se acesso para variados programas de políticas públicas e sociais, tendo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) como gestor responsável e Caixa Econômica Federal na função operadora que mantém o programa.
Buscando novos integrantes, o governo federal utiliza o Cadastro Único como identificador de possíveis beneficiários do programa. Reunindo esforços de diversos segmentos governamentais no enfrentamento a desigualdade e fomentando a inclusão social.
Diferentes programas são ofertados pelo Cadastro único. Lembrando que a inscrição antecipada é fator decisivo para ser inserido nos respectivos projetos sociais:
Somando mais de 20 programas de caráter social e integrativo para os brasileiros de baixa renda, o Cadastro Único segue auxiliando diretamente várias famílias.