Cabelos

Coloque esses 2 ingredientes ao seu shampoo e acabe com os cabelos grisalhos

Publicado por
Yanara Cardeal

Coloque esses 2 ingredientes ao seu shampoo e acabe com os cabelos grisalhos

O aparecimento de cabelos grisalhos é, em geral, uma consequência intimamente relacionada ao processo de envelhecimento, embora possa haver outras razões para o seu aparecimento, como gênero, genética, estresse e falta de vitamina B12 e minerais.

Os cabelos grisalhos aparecem quando células chamadas melanócitos param de produzir melanina, pigmento que dá cor aos cabelos e até à pele. Esse processo geralmente ocorre com a idade e atualmente mais da metade da população mundial com mais de 45 anos tem cabelos grisalhos. A cor do cabelo é determinada pela quantidade de melanina que se acumula nele, o que indica que quanto mais melanina uma pessoa produz, mais escuro é o cabelo.

Existem diferentes tipos de cabelos grisalhos

Uma delas é a fisiológica que está relacionada ao processo de envelhecimento e aqui os cabelos grisalhos normalmente aparecem primeiro na raiz e depois se espalham pelo resto da cabeça.

Há também o envelhecimento prematuro, que geralmente aparece antes dos 20 anos e até na infância, e a poliose, que se caracteriza pelo aparecimento desses fios brancos em áreas muito localizadas, formando uma mancha branca, seja na cabeça, sobrancelhas ou cílios. .

O envelhecimento em anel é outro tipo, no qual os cabelos grisalhos aparecem isolados e espalhados pela cabeça, embora também possam se formar tufos de cabelos brancos.

Causas

As causas do aparecimento desses pelos brancos são diversas. Por exemplo, existem fatores genéticos ou hereditários, estresse contínuo, dieta deficiente em certos nutrientes, certas doenças, como hipotireoidismo e vitiligo; deficiência de vitamina B12, tabagismo, abuso de secadores de cabelo, ferros e higiene inadequada.

A falta de vitamina B12, vitamina D3, ácido fólico, ferro e zinco podem ter uma incidência significativa nesta condição. Para estabilizar esses níveis de nutrientes, é necessário incluir carnes magras, folhas verdes, abacate, nozes, frutas frescas, grãos integrais, sementes e chocolate amargo na dieta.

Por outro lado, é comum que o nascimento dos cabelos grisalhos ocorra devido ao estresse. Cientistas da Universidade de Harvard indicam que quando as pessoas são submetidas a situações de angústia e ansiedade, o número de células-tronco de melanócitos diminui rapidamente, causando o tom branco nas fibras capilares.

Coloque esses 2 ingredientes ao seu shampoo e acabe com os cabelos grisalhos

Embora existam tratamentos químicos e comerciais que ajudam a controlar essa situação, que para muitas pessoas é cosmética, também existem remédios caseiros que ajudam a cobrir com eficiência os cabelos brancos. Portanto, confira uma receita!

Ingredientes:

  • 200 ml de shampoo sem sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de café

Preparação:

Para preparar este poderoso shampoo basta misturar todos os ingredientes em um recipiente de plástico e pronto.

Modo de uso: Primeiramente, espalhe por todo o cabelo, sempre da raiz às pontas e deixe agir por 30 minutos. Após esse tempo, deve-se enxaguar muito bem com água morna. A recomendação é aplicá-lo a cada dois dias para obter melhores resultados. Por ser um xampu sem efeitos colaterais, essa mistura pode ser usada por até três meses.

Outras opções naturais

A henna também é uma opção: é o pó resultante do esmagamento das folhas de um arbusto chamado Lawsonia Inermis. Na Índia, é uma tintura muito popular para colorir o cabelo. Para usá-lo, você deve misturar o pó com um pouco de água até obter uma pasta uniforme, aplicar nos cabelos e deixar agir por alguns minutos e depois enxaguar.

Folhas de nogueira também são uma opção, pois é um dos remédios caseiros mais antigos para colorir ou tonalizar cabelos grisalhos. Requer apenas água fervente e quando estiver fervendo adicione dois punhados de folhas e deixe ferver por 15 minutos, deixe esfriar, coe e depois aplique nos cabelos, deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue com água morna.

Importante: O conteúdo deste artigo é de cunho informativo e não pode substituir a consulta médica profissional. O ideal é consultar um especialista antes de usá-los e até mesmo fazer um teste de alergia. Para verificar a viabilidade do produto, recomenda-se aplicar previamente uma pequena quantidade em uma pequena área corpo. Aguarde algumas horas para ver se algum efeito negativo aparece antes de iniciar um tratamento natural. SEMPRE procure o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que você tenha.