Poucas pessoas gostam de usar banheiros públicos, o que é bastante compreensível, já que o conforto não é o mesmo que em casa e a alta rotatividade implica necessariamente em uma higiene algo questionável. Infelizmente, nem sempre temos a opção de escolher.
Portanto, precisamos ter paciência e adotar alguns cuidados habituais. No entanto, infelizmente, alguns hábitos comuns não são tão sensatos. Você costuma cobrir o assento do vaso sanitário com papel higiênico para se sentir mais seguro? Essa é uma boa ou má ideia? Continue lendo para descobrir!
Você é daqueles que preferem colocar uma camada generosa de papel higiênico no assento do vaso sanitário, acreditando firmemente que isso o protegerá contra germes e bactérias? Bem, você está enganado. É verdade que os hábitos são difíceis de abandonar, e esse é um deles.
Inocentemente, pensamos que estamos fazendo a coisa certa, pois essa técnica “preventiva” nos foi ensinada desde a infância. No entanto, nossos pais aparentemente estavam enganados. Na verdade, pode ter o efeito oposto, não sendo tão higiênico como imaginávamos.
Quando você para para pensar, faz sentido. Estamos em uma situação que não podemos controlar: ao entrar na cabine, não temos ideia de quem estava lá antes de nós ou de quão higiênico foi seu uso. É impossível saber se o vaso sanitário foi descarregado corretamente.
Portanto, se a pessoa que o utilizou antes de você não abaixou a tampa em particular, é muito provável que as bactérias tenham sido espalhadas por toda parte, tanto no assento quanto no próprio papel higiênico, que geralmente fica próximo ao vaso sanitário.
Em outras palavras, ao colocar papel higiênico diretamente no assento antes de se sentar, você estará em contato direto com germes, pois o papel já estará contaminado.
Você deve saber que hoje em dia os assentos dos banheiros públicos são especialmente projetados para evitar que germes permaneçam neles. Se forem limpos adequadamente, esses assentos podem ser mais higiênicos do que as esponjas de lavar louça que você usa diariamente e que acumulam uma quantidade significativa de bactérias.
Infelizmente, na cabine em que estamos, não temos garantia da manutenção impecável ou do uso recente dos assentos. Então, como podemos evitar a contaminação bacteriana se a opção do papel higiênico deve ser evitada? Graças a um método muito mais seguro e confiável.
Para se sentir mais seguro nos banheiros públicos, a solução mais benéfica e saudável é evitar que a pele entre em contato com o assento do vaso sanitário. Embora seja um pouco restritivo, pelo menos você evitará qualquer tipo de irritação na pele. E, por fim, ao sair, não esqueça de lavar bem as mãos com sabão e água morna.