Coco, azeite de oliva e girassol: qual óleo engorda menos na hora de cozinhar ?

Antes de escolher o óleo que vai comprar veja as informações sobre eles

Com o boom da alimentação saudável, as formas de cozinhar estão mudando em todo o mundo e há cada vez mais tipos de óleos para escolher. Veja aqui qual óleo engorda menos na hora de cozinhar.

Azeite de Oliva, coco e girassol geralmente são os primeiros da lista. Mas antes de escolher o que vai comprar veja as informações sobre eles.

Os benefícios e contraindicações dos óleos de oliva, coco e girassol

1- Azeite de Oliva

Este tipo de óleo deve ser a primeira opção na hora de cozinhar se queremos uma alimentação saudável.

Por quê? Porque graças ao seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, aumenta os níveis de colesterol HDL (bom), diminui o colesterol LDL-c (colesterol ruim), favorece o controle da hipertensão arterial, reduz o aparecimento de trombose e previne o aparecimento de diabetes.

2- Óleo de coco

Este azeite tornou-se muito popular nos últimos anos, tirando o azeite do pódio dos azeites saudáveis. Os ácidos graxos presentes no coco são de cadeia média e mais saudáveis ​​do que os de cadeia longa encontrados na maioria dos alimentos ultraprocessados.

Devido à sua composição, costuma ser utilizado em grandes quantidades em receitas de pastelaria, embora os nutricionistas recomendem que na hora de cozinhar optemos pelo azeite devido à sua baixa percentagem de gorduras saturadas.

3- Óleo de girassol

O óleo de girassol é um produto que tem mais desvantagens do que vantagens para a nossa saúde: não só porque as suas gorduras são facilmente oxidadas, mas também porque provoca um desequilíbrio entre os ácidos gordos ómega-3 e ómega-6 no organismo.

Ao cozinhar, libera substâncias potencialmente cancerígenas a partir de 160°C, enquanto no azeite isso ocorre a partir de 180°C. Essas estatísticas nos mostram que o girassol é um bom complemento apenas para temperar alimentos crus, como maionese e outros molhos.

Coco, azeite de oliva e girassol: qual óleo engorda menos na hora de cozinhar?

A maioria dos óleos que consumimos na vida diária contém aproximadamente 120 calorias e 14 gramas de gordura por colher de sopa. No entanto, o mais importante a ter em conta na hora de escolher os que menos engordam é o tipo de gordura que contêm.

É importante medir as proporções porque, enquanto as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas estão associadas a um menor risco de obesidade e doenças cardiovasculares, as gorduras saturadas aumentam os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue.

Nesse sentido, o azeite  de Oliva é uma das melhores opções devido ao alto teor de gorduras boas monoinsaturadas e poliinsaturadas, antioxidantes e baixa quantidade de gorduras saturadas. Além disso, estudos médicos mostraram que consumi-lo pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e mortes de todos os tipos.

Lembre-se que esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Busque seu nutricionista antes de inserir qualquer ingrediente ou alimento novo na sua dieta.

Agora veja como tirar mancha de óleo da roupa

Uma das manchas mais difíceis de remover é, sem dúvida, as manchas de óleo. De um derramamento ou qualquer outro acidente doméstico, eles se unem e nos fazem acreditar que não há como voltar atrás. No entanto, existe um procedimento simples com o qual você pode limpar e reverter esse inconveniente.

Ao tentar remover qualquer mancha, seja tinta, pintura ou óleo, cometemos erros ao tentar agir rapidamente. Existem também inúmeros remédios caseiros populares que podem causar o efeito oposto ao procurado. Da mesma forma, apenas lavar na máquina de lavar pode ser insuficiente. Nesse sentido, você pode aplicar este procedimento simples.

Primeiro passo: retire o excesso

O primeiro passo no caso de derramar óleo na roupa é agir com rapidez, mas com calma. A recomendação é que você retire o máximo possível desse líquido. Para isso você tem a opção de usar panos ou guardanapos de papel que absorvem o excesso de óleo. Isso permitirá que você limpe a área e atue com precisão na área afetada. Caso seja muito, com certeza você terá que limpar com bastante papel. É fundamental que o faça rapidamente, pois quanto mais esperarmos para resolvê-lo, mais complexa será a situação.

Segundo passo: use bicarbonato de sódio

Depois que o líquido for removido com esses panos, aplique uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. O que essa poeira vai fazer é atrair ainda mais o óleo. Deixe agir por alguns minutos e após esse tempo, retire. Se necessário, repita o procedimento até que a mancha diminua de tamanho. Caso você não tenha esse ingrediente em casa, também pode usar sal ou talco para limpar a roupa afetada.

Terceiro passo: lavar da forma tradicional

Por fim, aplique algumas gotas de detergente na área, esfregue com os dedos e coloque a peça a ser lavada na máquina de lavar como faria normalmente. Depois que esse processo estiver concluído, ele deve estar em perfeitas condições novamente e a mancha de óleo deve ter desaparecido.